O que é PMP hidrologia?

Perguntado por: ugomes . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 3 votos

A Precipitação Máxima Provável (PMP) é definida como a maior altura de chuva meteorologicamente possível de ocorrer sobre uma determinada bacia hidrográfica, correspondente a uma dada duração, sem levar em conta as tendências climáticas de longo prazo (WMO , 2009).

É a relação entre a altura pluviométrica e a duração da precipitação, expressa em geral em mm/h ou mm/min. precipitada e acumulada sobre uma superfície plana e impermeável.

Chamamos de precipitação quando qualquer líquido ou água congelada se forma na atmosfera e cai de volta na Terra. A precipitação ocorre de várias formas, como chuva, granizo e neve. Em conjunto com a evaporação e condensação, a precipitação é uma das três partes principais do ciclo da água no planeta.

Esse volume pode ser obtido pelo cálculo do volume do paralelepípedo de 1 m2 de área da base e altura de 100 mm = 0,1 metro. Esse volume pode ser determinado em litros, lembrando que 1 m3 = 1000 litros. Isso implica dizer que, para cada metro quadrado da região, houve uma precipitação de 100 litros.

A precipitação efetiva, enfim, é a água que irá drenar pela superfície terrestre, quando não mais infiltrará, logo é a agua que está diretamente relacionada com o movimento de cheias e enchentes dos corpos hídricos.

O volume de chuva é calculado em mm por metro quadrado (m²). Ou seja, em uma área de 1m por 1m, 1 litro (L) de água irá subir 1mm. Pra você entender melhor pense que 1 mm de chuva é o mesmo que 1L de água em 1m². Por exemplo, se no jornal falar que choveu 50mm de chuva, você sabe que isso representa 50L de água por M².

"Vejamos um exemplo do que essa probabilidade significa", diz o serviço meteorológico em sua definição. "Se a previsão para um determinado distrito diz que há 40% de probabilidade de chuva para esta tarde, isso significa que há 40% de chance de chover em algum lugar do distrito entre meio-dia e 18h", acrescenta.

De acordo com o relevo e o clima das regiões que ocorrem as precipitações, as chuvas são classificadas em três tipos:

  • Chuvas Orográficas. ...
  • Chuvas Convectivas. ...
  • Chuvas Frontais.

Portanto uma regra básica que toda pessoa que consulta a previsão do tempo, é que 70% de chance de precipitação significa que algo vá “cair do céu”.

Se a probabilidade de chuva for de 90%, então é muito alta a chance de ocorrer chuva algures na região durante este período de previsão. Walter salienta ainda: “A probabilidade de precipitação por si só não aborda quanto tempo ou quão forte o evento meteorológico será.

Na previsão do tempo, por exemplo, se a chance de chover em um dia é de 30%, é pequena a chance de chuva.

A quantidade de chuva é medida com relação ao metro quadrado. Assim, possivelmente teremos 200 mm de altura de água em um quadrado de um metro quadrado. Quanto isso significa em litros? Convertendo-se a altura para metros tem-se que 200 mm = 0,2 metros.

Formas de precipitação: chuva, neve, granizo, orvalho e geada, sendo que os dois últimos ocorrem por deposição na superfície terrestre. Existem três principais tipos de chuvas, que estão relacionados com fatores que a originaram.