Como descrever a chuva?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 18 votos

Dependendo da quantidade de água que chove e o tamanho das gotas, podemos descrever a chuva como chuvisco, garoa, aguaceiro, pé-d'água, dilúvio, pancada, etc.

A chuva é um fenômeno natural caracterizado por precipitações de água. A água, quando é aquecida pelo Sol ou por outro processo de aquecimento, evapora e se transforma em vapor de água. Em seguida, esse vapor se mistura com o ar e começa a subir, formando nuvens.

Como descrever uma chuva forte? Chuva forte: quando a intensidade é igual ou superior a 10 mm/h mas inferior a 50 mm/h; Chuva violenta: quando a intensidade é superior a 50 mm/h (geralmente sob a forma de aguaceiros).

Chuva é um tipo de precipitação que ocorre na forma líquida e em temperaturas superiores a 0ºC. As chuvas podem ser caracterizadas a partir de critérios como intensidade, acidez ou origem (esta é a forma mais comum de classificação). De acordo com a origem, as chuvas podem ser orográficas, frontais e convectivas.

As chuvas são precipitações de água que evaporam a partir da incidência solar e do calor. Elas ocorrem pela formação de nuvens (gotículas de água suspensas no ar), as quais se condensam gerando as precipitações. Basicamente, há três tipos de chuvas: orográficas, convectivas e frontais.

A chuva simboliza a fertilidade e a purificação na medida que representa o símbolo das influências terrestres que renovam as vidas na terra, numa referência ao sêmen divino. A chuva está, sem dúvida, associada ao elemento água, símbolo de força, limpeza e cura por meio de seu poder sagrado e sacralizante.

Do Latim inundare, “encher de água”, formado por in-, “em”, mais unda, “onda”. Um sinônimo é enchente, de encher, que veio do Latim implere, “completar, encher muito”, formado por in, “em”, mais plenus, “cheio”, do Grego pléos, “cheio”. Enfim, trata-se de encher demais de água uma região. – E a chuva, de onde vem?

Você diz que ama a chuva, mas você abre seu guarda-chuva quando chove. O melhor barulho do mundo é o som da chuva caindo. Um dia de chuva é um dia feliz! Um dia de chuva é tão belo quanto um dia de sol.

O fator que falta para entender a probabilidade de precipitação (PdP) é a área. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS), a PdP na verdade descreve a chance de chuva em qualquer ponto ao longo de uma área. “A” = percentagem da área que vai receber precipitação mensurável, se ela ocorrer.

Os ácidos presentes na chuva são o sulfúrico (H2SO4) e o nítrico (HNO3), formados a partir dos seguintes processos: Ácido sulfúrico: O dióxido de enxofre (SO2) interage com o oxigênio (O2), formando o trióxido de enxofre (SO3).

nome feminino
1. Água que cai das nuvens. 2. [Figurado] Abundância do que sobrevém (ex.: chuva de críticas).

O ar frio e seco, mais denso, desce e empurra a massa quente e leve para cima. Se houver umidade suficiente, além das temperaturas mais baixas, a passagem da frente causa chuvas intensas, com direito a granizo, raios e trovões.

«Quando chove e faz sol, casam-se as feiticeiras.»

Significado de Garoa
substantivo feminino Chuvisco; chuva fina e permanente que cai por um tempo prolongado. Nevoeiro fino; nebulosidade formada por gotículas de água suspensas na atmosfera; nevoeiro próximo da superfície, abaixo das nuvens. Etimologia (origem da palavra garoa).

A pluviofilia faz com que o tato seja ativado em contato com a chuva e gera sensações de bem-estar e liberdade. Mas esse gosto por sentir a chuva, às vezes, os coloca em risco de resfriados ou outras doenças respiratórias. Somado a isso, os pluviófilos adoram o som da chuva.

Os principais tipos são: chuva frontal, chuva convectiva e chuva orográfica.