Qual é o nome do tecido da pele?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 2 votos

epitelial

Na epiderme, encontramos tecido do tipo epitelial, que é formado principalmente por células denominadas de queratinócitos. É nessa camada que encontramos as células responsáveis pela produção da melanina, pigmento que dá cor à pele e protege o organismo contra os raios solares.

A pele é revestida por uma camada epitelial denominada epiderme. A epiderme é constituída de um epitélio estratificado pavimentoso corneificado.

A hipoderme é formada por tecido conjuntivo frouxo, associado a uma camada variável de tecido adiposo, constituindo o panículo adiposo.

A pele reveste todo o nosso corpo protegendo contra as agressões externas. É uma grande “capa de proteção” contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol.

Derme e Epiderme
A epiderme é a camada mais superficial da pele, em contato com o ambiente. A derme pode ser até 40 vezes mais espessa que a epiderme. Enquanto a derme garante a elasticidade e resistência da pele, a epiderme funciona como uma barreira de proteção do corpo.

Geralmente dividimos a pele em duas camadas principais: a epiderme e a derme. A epiderme, que é a camada mais superficial, é formada por tecido epitelial, além de ser avascularizada. Ela é formada por várias camadas, que são: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo.

O tecido epitelial pode ser classificado em dois tipos principais: epitélio de revestimento e glandular. Essa divisão tem finalidade didática, já que nem sempre é possível distinguir de forma clara os dois tipos de epitélio. O epitélio de revestimento pode ser classificado segundo o número de células e as suas formas.

A pele fina possui 3 camadas: epiderme, derme e hipoderme. A epiderme é constituída por um epitélio pavimentoso estratificado queratinizado. Na pele fina a camada granulosa existe, mas se apresenta descontínua e a camada lúcida não está presente.

O epitélio da pele fina é estratificado pavimentoso queratinizado. Possui 3 camadas: epiderme, derme e hipoderme. A epiderme é subdividida em 4 camadas: camada córnea, estrato granuloso, camada espinhosa e estrato basal ou germinativo.

Assim como explicamos, ele é fundamental para proteger o corpo e também ajudar na absorção de substâncias, impermeabilização, secreção e sensibilidade. Para classificar os diversos tipos de tecido epitelial, uma das formas é de acordo com a sua função, mas também pela formação das camadas e formato das células.

O sistema tegumentar é composto pela pele e por seus anexos: pelos, unhas, glândulas sebáceas, sudoríparas e mamárias.

Tecido Conjuntivo é um tecido de conexão, composto de grande quantidade de matriz extracelular, células e fibras. Suas principais funções são fornecer sustentação e preencher espaços entre os tecidos, além de nutri-los. Existem tipos especiais de tecido conjuntivo, cada um com função específica.