Qual é o nome do médico que cuida de hemorróida?

Perguntado por: azaganelli . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

O coloproctologista trata doenças como: hemorroidas, fissuras anais, abcessos perianais, fístulas perianais, lesões pós-cirúrgicas do ânus, doenças sexualmente transmissíveis, prolapso retal, constipação, Incontinência anal, tumores benignos e malignos do intestine grosso, do intestino delgado e do reto, doença ...

As hemorroidas são tratadas pelos coloproctologistas que são especialistas em todas as doenças do intestino grosso, reto e ânus.

Seu tratamento pode ser feito a partir do uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios como, por exemplo, o Ibuprofeno ou Paracetamol, pomadas como Ultraproct ou Proctyl, e em casos mais graves, é necessário que seja realizada uma cirurgia.

O médico proctologista, durante o exame físico, realiza a inspeção anal, onde se detecta as hemorroidas externas e os plicomas. Também é realizado o exame digital e a anuscopia, quando se insere um pequeno endoscópio anal e se examina o canal anal, onde se localizam as hemorroidas internas.

A consulta com proctologista deve ocorrer de forma preventiva uma vez por ano em pessoas acima de 50 anos de idade. Caso exista casos de câncer de intestino na família é indicado que o exame preventivo ocorra anualmente a partir dos 40 anos de idade.

Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

As hemorroidas internas podem causar dor se surgir uma trombose ou quando o esforço crônico para evacuar causa o prolapso da hemorroida para fora no canal anal. As hemorroidas internas grau III e IV podem estar associadas à incontinência fecal e à presença de um corrimento mucoso, que provoca irritação e comichão anal.

O que não fazer quando está com hemorroida?

  • Evite coçar a região.
  • Não use roupas apertadas.
  • Substitua o uso do papel higiênico pela higienização da região com água e sabão.
  • Ingira bastante água.
  • Coma alimentos ricos em fibras.

Uma medida comum que costuma trazer alívio é o banho de assento. Nele, o paciente deve encher com água morna uma bacia previamente limpa e desinfetada. Ficar sentado por cerca de 15 minutos, duas a três vezes ao dia. A alimentação é um quesito que merece atenção dos portadores de problemas hemorroidários.

A hemorroida que “sai para fora” do ânus, em forma de um caroço enrijecido nada mais é do que a veia hemorroidária inchada. E isso acontece, normalmente, durante as crises, que podem ser muito incômodas e dolorosas para o paciente.

Com relação à evacuação antes da consulta, é importante não utilizar nenhum medicamento laxativo. Só vá ao banheiro se sentir necessidade. A alimentação também deve ser realizada como de rotina, mesmo que alguns alimentos causem excesso de gases ou inchaço na barriga.

O gastroenterologista é o médico habilitado para fazer diagnósticos e tratar doenças que atingem o aparelho digestivo. Qualquer doença que esteja relacionada ao aparelho digestivo, ou seja, da boca até o ânus, deve ser diagnosticada e tratada por esse profissional.