Quais são os sintomas de problemas na tireoide?

Perguntado por: lribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

O principal sintoma é o surgimento de irregularidades no pescoço. A pessoa também passa a sentir desconforto na região, falta de ar e dificuldade para engolir, além de apresentar tosse e rouquidão.

Quando a tireoide não está funcionando corretamente, significa que a produção dos hormônios tireoidianos pode ser insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou a produção pode ser excessiva, causando o hipertireoidismo.

A tireoide interfere diretamente no corpo humano — questões como humor, memória, fertilidade, crescimento e desenvolvimento das crianças. Isso porque ela é responsável pela regulação do metabolismo, através da produção dos hormônios T3 e T4.

Sintomas dos nódulos na tireoide

  • Sensação de caroços ou aperto no pescoço;
  • Dor na parte da frente do pescoço e/ou nos ouvidos;
  • Rouquidão ou mudança no timbre da voz;
  • Dificuldade para respirar e engolir;
  • Tosse incessante, que não seja proveniente de uma gripe.

O metabolismo mais acelerado provoca taquicardia, tremores, perda de peso considerável, cansaço, insônia e irritação. Mas nem sempre os sintomas aparecem. Em caso de nódulos na tireoide, caso eles sejam menores que dois cm, raramente causam sintomas.

O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.

A dosagem do hormônio tireoestimulante (TSH) é o exame mais confiável para diagnosticar disfunções da tireoide como o hipotireoidismo e hipertireoidismo.

Tireoidites: o que são e quais as principais?

  1. Índice.
  2. A Tireoide.
  3. Hipotireoidismo.
  4. Hipertireoidismo.
  5. Tireoidite Aguda (Supurativa, Piogênica ou Bacteriana)

Também se deve evitar alimentos refinados, como pães, massas e doces, e os que contenham gorduras saturadas e gorduras trans, como carnes vermelhas e processados. Os açúcares adicionados, como o açúcar de cana, o açúcar mascavo, o mel e os de determinados xaropes também podem agravar o hipertireoidismo.

A glândula da tireoide encontra-se localizada no pescoço e, por isso, caso seja percebida alguma dor, desconforto ou a presença de um nódulo ou caroço na região do pescoço, é possível que seja um indicativo de que a glândula está alterada, o que pode interferir no seu bom funcionamento.

Peixes, algas e frutos do mar
Os alimentos de origem marinha também são excelentes fontes de iodo. Particularmente, o ômega-3 presentes nos peixes oleosos pode também contribuir para a redução da inflamação e regular a produção dos hormônios tireoidianos.

A dosagem do TSH é um exame laboratorial importante para avaliar o funcionamento da tireoide. Como vimos, o TSH é produzido pela glândula hipófise e tem a função de estimular a tireoide a produzir os hormônios tireoidianos.