O que é o TSH no exame de sangue?

Perguntado por: mibrahim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

Exame de TSH: o que é e para que serve o exame da tireoide. Exame de TSH é a forma de verificar o funcionamento da glândula Tiroide. Trata-se de uma coleta sanguínea capaz de diagnosticar alterações no funcionamento da Tiroide, antes mesmo de o paciente sentir algum sintoma.

Exame de TSH
<4,5 μUI/mL: níveis normais de TSH no sangue, com baixa probabilidade de hipotireoidismo. de 4,5 a 10 μUI/mL: alteração no nível de TSH no sangue, podendo indicar um caso de hipotireodismo. >10 μUI/mL: nível alto de TSH, com grandes chances de hipotireoidismo.

O TSH com valores elevados pode indicar o funcionamento desregulado da hipófise e a queda na produção de hormônios tireoidianos. Neste caso, o exame deve apresentar valores acima de 5,60 UI/mL, podendo sugerir hipotireoidismo. Essa patologia é caracterizada pela produção insuficiente de de hormônios T3 e T4.

Se o TSH estiver alto, a tireoide do paciente começa a funcionar de maneira lenta devido à falta dos hormônios do metabolismo, podendo causar, entre outros problemas, o excesso de peso devido ao acúmulo de líquidos.

Valores entre 0,45 mUI/mL e 4,5 mUI/mL são considerados dentro da faixa normal. Isso indica funcionamento normal da tireóide. – Valores de TSH maiores que 4,5 mUI/mL e menores que 10,0 mUI/mL são considerados altos.

Quando o hipotireoidismo não é tratado, o risco é o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca, aumento do colesterol —o que poderia obstruir as artérias, impedir o fluxo normal da circulação e levar ao infarto.

Valores de referência: T3T: 80 ng/dL- 180 ng/dL; TSH: 0,4 ng/dL- 4,5 ng/dL; T4L: 0,7 nd/dL – 1,8 nd/dL.

O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.

O TSH reduz quando há um aumento significativo na produção dos hormônios da tireoide (T3 e T4), inibindo a produção de TSH pela hipófise. Essa alteração sugere o diagnóstico de hipertireoidismo.

A levotiroxina é indicada nos casos de hipotireoidismo franco, ou seja, com níveis de TSH acima e de T4-livre abaixo dos valores de referência (normalidade). Está indicado ainda em alguns casos específicos de hipotireoidismo subclínico, ou seja, quando o nível de TSH está elevado mas o de T4-livre está ainda normal.