Qual é o nome do ar que não tem gosto?

Perguntado por: rbarros2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

O ar é insipido, porém, os gases possuem cheiros, que são processados bem próximos dos centros do paladar, é por isso que quando sentimos o cheiro de uma comida, nos sentimos algo muito similar ao gosto.

O ar puro não tem cor, nem cheiro, nem sabor. O ar é formado por vapor d,água e por uma mistura de vários gases: oxigênio, nitrogênio, gás carbônico e outros.

De forma geral, o ar é incolor, inodoro e insípido. Ou seja, não possui cor, cheiro ou gosto.

Não podemos ver o ar nem tocá-lo. Ele é invisível, incolor (não tem cor) e inodoro (não tem cheiro).

O oxigênio (O2) presente no ar atmosférico é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta, pois ele é o gás utilizado na respiração de todos os seres vivos e também é necessário para que ocorra a combustão. Calcula-se que o ar atmosférico seja composto por aproximadamente 21 % de oxigênio.

Conforme Adriane Rodriguez, professora e coordenadora dos cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Engenharia Química da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o ar puro é aquele que não tem presença de contaminantes. “Os principais poluentes atmosféricos são classificados de acordo com o seu estado.

O ar é insipido, porém, os gases possuem cheiros, que são processados bem próximos dos centros do paladar, é por isso que quando sentimos o cheiro de uma comida, nos sentimos algo muito similar ao gosto.

Em Svalbard, arquipélago da Noruega, há um vilarejo em que a atmosfera é ultralimpa, o Wi-Fi é proibido e todos os prédios ficam destrancados, caso você precise se refugiar dos ursos polares – mas grandes mudanças estão no ar. Leia reportagem aqui.

O ar atmosférico é composto por vários gases. Uma análise nas camadas de ar seco e limpo ao nível do mar pode revelar uma composição de 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio, 1% de argônio, e 0,03% de dióxido de carbono.

O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres. O oxigênio e o nitrogênio são os gases mais abundantes, sendo que os outros gases são encontrados em quantidades menores.

O oxigênio é o principal comburente. É o elemento que serve para iniciar à combustão.

O nitrogênio e o oxigênio – que compõem 99% da atmosfera – só retêm os invisíveis raios ultravioleta. Assim, como todas as cores que enxergamos atravessam o ar, ele se mantém transparente.

O vento se forma por causa das diferenças de pressão na atmosfera terrestre, devidas principalmente a diferenças de temperatura. O sol, de fato, aquece a superfície terrestre de forma desigual, criando zonas de alta e de baixa pressão.