Quais são os limites da ciência?

Perguntado por: aferreira6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

A ciência é infinda, mas limitada. Além dos limites internos – regras, axiomas, leis, teoremas, etc. – e outros impostos pelos instrumentos e técnicas de medida, os limites mais importantes são de natureza ética, política e económico-financeira.

A Ciência se ocupa de problemas específicos dos fenômenos naturais enquanto a filosofia se encarrega de estudar os problemas gerais. No entanto, em última análise, o estudo de ambos não é contraditório e sim complementário.

Portanto, deve-se haver, sim, limites sobre as pesquisas científicas, já que a ciência também faz parte da estrutura social, podendo influenciá-la.

É um conhecimento limitado pois "não é sistemático, nem eficiente e não permite identificar conhecimentos complexos ou relações abstratas" (Gressler, 2003: 27).

O desenvolvimento científico , muitas vezes é limitado pela tecnologia da época para que assim possamos desenvolver pesquisas e assim avançar cientificamente . Por este motivo , podemos limitar o alcance científico de uma época por conta das tecnologias da época , mas a ciência em si não é limitada .

Uma teoria científica, no máximo, pode ser considerada válida até quando provada falsa por outras observações, testes e teorias, mais abrangentes ou exatos que a original. A possibilidade de uma teoria ser refutada constituía para o filósofo a própria essência da natureza científica.

Ao buscar a definição de limite no dicionário de filosofia, Aristóteles estabelece que o limite fixa o término de uma coisa fora do qual não tem existência, mas é também começo de outra coisa diferente; o limite é, portanto, ponto de finitude e de partida (5).

Portanto, aspectos éticos, tecnológicos,legais, econômicos e sociais são fatores limitantes da ciência e da tecnologia e precisam ser per- manentemente discutidos pela sociedade e devem fazer parte da formação dos estudantes dos diversos níveis.

Não é algo mandatório, mas o comum é a seguinte ordem:

  • Observação.
  • Elaboração do problema.
  • Levantamento de hipóteses.
  • Experimentação.
  • Análise dos resultados.
  • Conclusão.

Discutir limites éticos envolve desde a definição básica de imperativo categórico para avaliação das nossas ações — de acordo com a possibilidade de atingir e sentir de outrem — até um valor definitivo que se insere nas práticas profissionais e na organização política do Estado.

A ciência se ocuparia da geração de conhecimento sobre o mundo; a ética, da discussão das ações humanas, no que diz respeito às suas repercussões sobre a felicidade e bem-estar de outros seres humanos ou quaisquer outros seres.

Nesse primeiro sentido, os limites do conhecimento científico são contingentes, isto é, dependem de circunstâncias diversas que, se fossem outras, os limites seriam outros.