Qual é a relação entre a ciência e a verdade?

Perguntado por: amendes7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 20 votos

O homem busca a verdade através da ciência; esta, por sua vez, deve ser vista como um conhecimento conjecturado e passível de refutações. O objetivo deste conhecimento - denominado conhecimento científico - é obter a verdade, plena, universal e absoluta.

A ciência busca a produção de verdades, e se a teoria em questão é confirmada de acordo com os procedimentos pertinentes ao conhecimento científico, tal teoria é tomada como uma verdade, embora na ciência as verdades sejam provisórias, porque com o passar do tempo elas deixam de ocupar o seu lugar como verdade.

Na verdade, a relação entre ciência e verdade deve ser de interdependência (onde um elemento depende do outro). Isso ocorre porque a Ciência busca comprovar ou refutar - por meio de observações, estudos, interpretações e soluções - alguma determinada tese em nossa sociedade.

A ciência busca aprender com a natureza com base na observação para que seja capaz de controlar sistemas de forma prática, descrever e compreender os fenômenos, gerar melhoria na qualidade de vida e na capacidade intelectual.

O senso comum contribui para que a ciência progrida. A partir de problemas do cotidiano das pessoas, surge a necessidade de pesquisar, de aprofundar interpretações dos achados e propor soluções para superar as dificuldades enfrentadas pela população.

Resposta verificada por especialistas
A realidade é o local onde as experiências ocorrem e, logo, onde a verdade se constrói. Assim, podemos compreender que as diferentes realidades vividas nos diferentes contextos que proporcionam variadas perspectivas, garantem a formação de vários tipos de "verdades".

Entre os ingredientes do conhecimento científico, a razão sempre aliada ao campo das emoções que pautam as nossas escolhas e passos cujo destino, único, é a adaptação da espécie.

A verdade absoluta é a verdade dos homens e para os homens. Não interessa a verdade enclausurada em si mesma. A verdade é verdade no meio dos homens, na sua objetivação, na relativização de seu caráter absoluto. A verdade é constituída como verdade na medida em que se aliena na realidade humana.

O objetivo da ciência é explicar, descrever e prever os fenômenos a partir do desenvolvimento de procedimentos metodológicos que possam ser constantemente verificados e reproduzidos.

Assim como o conhecimento verdadeiro dentro da ciência deve ter comprovação indutiva, a realidade das informações ditas verdadeiras deve condizer com a existência dos fatos. Estas informações devem ser comprovadas pela experiência, mesmo que seja do senso comum, para sua a qualificação de sua existência.