Quais são as consequências do aumento do efeito estufa?

Perguntado por: imartins9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

A inundação das cidades costeiras, a desertificação de áreas férteis, o derretimento de massas glaciais e a proliferação de furacões devastadores são apenas algumas de suas principais consequências.

Derretimento das calotas polares e aumento do nível do mar. Agravamento da segurança alimentar, prejudicando as colheitas e a pesca. Extinção de espécies e danos a diversos ecossistemas. Perdas de terras em decorrência do aumento do nível do mar, que provocará também ondas migratórias.

Resposta: → Derretimento das calotas polares e aumento do nível do mar. → Agravamento da segurança alimentar, prejudicando as colheitas e a pesca. → Extinção de espécies e danos a diversos ecossistemas.

O efeito estufa é um fenômeno natural ocasionado pela concentração de gases na atmosfera, os quais formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor. Esse processo é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantido o calor necessário.

Inundações, aumento do nível do mar, furacões, deslizamentos da terra, ondas de calor, escassez de alimentos e limitações de água potável são alguns dos impactos sentidos pela sociedade, principalmente, em centros urbanos que representam mais da metade da população mundial.

Entre as principais consequências do efeito estufa, estão:
Derretimento das calotas polares e aumento do nível do mar. Inundações nas latitudes do norte e no Pacífico Equatorial. Extinção de espécies e danos irreparáveis a diversos ecossistemas.

CO2 – Responsável por cerca de 60% do efeito-estufa, cuja permanência na atmosfera é de pelo menos centena de anos, o dióxido de carbono é proveniente da queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo, gás natural, turfa), queimadas e desmatamentos, que destroem reservatórios naturais e sumidouros, que tem a ...

Para comemorar, aqui estão cinco hábitos que você pode adotar no dia a dia para diminuir o impacto das mudanças climáticas no mundo.

  1. Produzir menos lixo. Evite comprar produtos com muitas embalagens e sempre recicle o que for possível. ...
  2. Ir de transporte público. ...
  3. Consumir produtos locais. ...
  4. Moderar no ar-condicionado.

As atitudes para evitar a emissão de gases do efeito estufa são: Produzir menos lixo e evitar produtos com muita embalagem e itens plásticos, uma vez que a decomposição em lixões e aterros sanitários produzem dióxido de carbono e metano.

consequencias: com o efeito estufa, temos o aumento da temperatura do nosso planeta, e com isso temos o desaparecimento de diversas especies da fauna e da flora. outra consequencia tambem é que, com menos árvores eliminando o CO2, e com a temperatura elevada, temos mais queimadas e mais emissao de CO2 na atmosfera.

O aumento da temperatura da Terra pode trazer consequências diversificadas e complexas para o planeta, além de danos irreversíveis para a humanidade. Alguns efeitos do aquecimento global já podem ser percebidos, como a redução das geleiras, ondas de calor intensas e elevação do nível dos oceanos.

Extinção de várias espécies, derretimento das geleiras e aumento do nível do mar são apenas algumas das consequências desencadeadas pelo aumento da temperatura global.

Além de garantir um clima mais ameno, é o efeito estufa que evita grandes amplitudes térmicas e, sobretudo, o esfriamento extremo do planeta. Para se ter uma ideia, enquanto nossa temperatura média global é de 14º C próximo à superfície, sem o efeito estufa, ela giraria em torno de 18º C negativos.

O efeito estufa é um processo natural que permite a existência de vida no planeta em razão da regulação da temperatura média global. A emissão de gases poluentes gera o acúmulo de poluição na atmosfera e, consequentemente, o aumento das temperaturas no planeta.

Pesquisadores acreditam que entre as principais consequências desse aumento de temperatura estão o derretimento das geleiras, aumento do nível dos mares, aumento de tempestades e furacões, desertificação e, consequentemente, extinção de diversas espécies de plantas e animais.