O que tem no plasma do sangue?

Perguntado por: uassuncao6 . Última atualização: 19 de julho de 2023
3.9 / 5 5 votos

Plasma: Oplasmaé um líquido amarelo claro que representa 55% do volume total de sangue. Ele é constituído por 90% de água, onde se encontram dissolvidos proteínas, açúcares, gorduras e sais minerais. Através do plasma circulam, por exemplo, elementos nutritivos necessários à vida das células.

No plasma encontramos íons, como o sódio, potássio, cálcio e magnésio; proteínas, como albuminas e anticorpos; e várias substâncias que são transportadas pelo sangue, como glicose, vitaminas, hormônios, gases respiratórios e resíduos do metabolismo. Essa porção do sangue apresenta uma coloração amarelada.

O plasma é composto de: Água (aproximadamente 90%); Enzimas e Hormônios; Gases (oxigênio e gás carbônico);

O plasma possui papel primordial no funcionamento do corpo, pois é ele que garante que todos os componentes do sangue sejam levados pelo organismo. Ele permite, por exemplo, que os eritrócitos consigam levar oxigênio para os diversos tecidos existentes e que os leucócitos sejam capazes de defender nosso organismo.

O plasma é composto por água, componentes orgânicos, inorgânicos, lipídeos, proteínas, dentro delas a Albumina, que é essencial para o corpo, além de fatores de coagulação e fibrinogênio. Já o soro nada mais é que o Plasma sem os fatores de coagulação e fibrinogênio.

O plasma - líquido onde as células do sangue permanecem suspensas - forneceu o DNA usado no estudo, publicado na Science Translational Medicine. Pesquisas anteriores já mostravam que o plasma materno contém pedaços soltos do DNA do feto circulando ao lado do DNA livre da mãe.

Test your knowledge

  • Plasma.
  • Glóbulos vermelhos.
  • Glóbulos brancos.
  • Plaquetas.

As proteínas plasmáticas são aquelas contidas no plasma sanguíneo, junto de outras células como hemácias e leucócitos. São elas: A albumina, globulinas e fibrinogênio.

O plasma sanguíneo não é formado pelo processo de hematopoiese na medula. Essa parte líquida, na realidade, é formada principalmente pela água que ingerimos, que entra na corrente sanguínea pelo nosso intestino. Essa água dissolve sais, hormônios, proteínas e outras substâncias e, depois, forma o plasma.

Entre as técnicas mais utilizadas ao longo dos anos podemos citar: anestesia hipotensiva; albumina; uso de bisturis elétricos para cirurgias simples; uso de bisturis ultrassônicos para cirurgias complexas; Haemmacell (solução gelatinosa que substituí até 1000ml de plasma).

Sendo assim, plasma é a parte líquida de um sangue com presença de anticoagulante e soro é a parte líquida de um sangue sem anticoagulante. Para a realização de exames bioquímicos, sorológicos, hormonais, entre outros, utilizamos na maioria das vezes soro para a análise, pois há menos interferência de substâncias.