Qual é o valor da ciência?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 10 votos

O conhecimento científico nos capacita a fazer todo tipo de coisa, a criar todo tipo de coisa. É claro que, se fizermos coisas boas, o crédito não é só da ciência, é crédito também da escolha moral que levou ao trabalho.

Por meio dos seus métodos e instrumentos, a ciência nos permite analisar o mundo ao redor e ver além do que os olhos podem enxergar. O empreendimento científico e tecnológico do ser humano ao longo de sua história é, sem dúvida alguma, o principal responsável por tudo que a humanidade construiu até aqui.

O objetivo da ciência é explicar, descrever e prever os fenômenos a partir do desenvolvimento de procedimentos metodológicos que possam ser constantemente verificados e reproduzidos.

Resposta. Resposta: A ciência serve para entender o mundo como funciona. Seu limite chega quando chega em questões filosóficas, como por exemplo, o cientista chinês que modificou 2 embriões, esta modificação passou do limite e quebrou regra da filosofia.

A ciência é infinda, mas limitada. Além dos limites internos – regras, axiomas, leis, teoremas, etc. – e outros impostos pelos instrumentos e técnicas de medida, os limites mais importantes são de natureza ética, política e económico-financeira.

A ciência permite a humanidade compreender um pouco mais sobre a natureza, a ciência é importante na nossa vida pois nos ajuda a ter uma qualidade de vida melhor, pois através da ciência muitas doenças foram eliminadas. A ciência possibilita avanços na saúde, alimentação, energia e outros.

A ciência possibilita que se compreenda mais sobre a natureza, a sociedade e tudo o que envolve as nossas vidas. A partir disso, são desenvolvidos recursos que facilitam o nosso dia a dia e nos permitem ter mais bem-estar.

Ciência é um sistema que adquire conhecimento baseado em um método, conhecido como método científico. É construída com atitudes racionais, visando à obtenção de conhecimento específico, com base na observação, na realização de métodos experimentais e no desenvolvimento de teorias e leis.

A ciência foi definida por Aristóteles como um “conhecimento demonstrativo”, um saber que pode ser demonstrado através de testes e ensaios. Derivada do latim scientia, a palavra significa conhecimento.

O que é Ter ciência:
Expressão que designa alguém que está a par de alguma coisa, ou seja, que está ciente, que sabe o que está acontecendo.

III do seu livro Valores e atividade científica. Esses valores são: adequação empírica, simplicidade, consistência, fecundidade, poder explicativo e verdade.

Como exemplos desses valores cognitivos da ciência temos a razão, a racionalidade, o uso de metodologia científica, a imparcialidade e a impessoalidade.

A ciência anda lado a lado com o desenvolvimento do ser humano, pois permite ao homem compreender melhor a natureza e ter mais qualidade de vida. Através dos avanços científicos se tornou possível eliminar doenças e avançar em áreas como energia, alimentação, saúde, entre outras.

A ciência teve origem na Grécia. Foram os gregos os primeiros a iniciarem as práticas científicas. O que existia antes era, sem dúvida, conhecimento de um número limitado de fatos, uma concepção sensorial do mundo, uma coordenação de ações, destinadas à procura dos elementos necessários à vida humana.