Qual é o nome da maior cobra do Brasil?

Perguntado por: rcrespo . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 18 votos

sucuris

Trata-se da sucuri, também conhecida como anaconda. O maior exemplar já registrado tem sete metros de comprimento (há relatos de sucuris maiores, mas que não tiveram seu tamanho medido oficialmente).

De acordo com o Biólogo Henrique, especialista em serpentes que possui um canal com milhares de inscritos e seguidores na redes sociais sobre o assunto, a sucuri de Lagoa da Prata pode ser a maior já registrada em vídeo. Até então, de acordo o biólogo, o maior animal da espécie já medido tinha 5,21 metros.

1. Píton-reticulada. Uma píton-reticulada bateu o recorde de maior cobra do mundo, com 10 m de comprimento. Essa espécie vive nas florestas tropicais e pântanos do sudeste da Ásia, em Bangladesh e no Vietnã.

Em alguns flagrantes na natureza, as sucuris causam medo e espanto, mas, por sua imponência, se destacam em várias regiões de Mato Grosso do Sul. O g1 listou alguns registros das "anacondas brasileiras" que bombaram este ano no Pantanal e nos rios de águas cristalinas de Bonito (MS), a 297 km de Campo Grande.

A sucuri pode chegar a cerca 11 metros de comprimento, sendo bem maior que as jiboias. Ela é, inclusive, considerada a maior cobra do mundo em volume corpóreo. Enquanto a jiboia é terrestre e arborícola, a sucuri é semiaquática, podendo ficar até 30 minutos debaixo d'água, sem respirar.

Lachesis muta

Surucucu pico de jaca (Lachesis muta)
É a maior serpente peçonhenta das Américas. Pode ultrapassar 4 metros de comprimento. Vive em matas primárias e, diferentes dos outros viperídeos (família de serpentes venenosas) brasileiros, são ovíparas.

As quatro espécies descritas pelo Butantan são: 1. Sucuri-verde (Eunectes murinus): é a maior das sucuris e pode pesar até 130 quilos. No Brasil, é encontrada em diversos estados e biomas como a.

cobra-papagaio

A cobra-papagaio também está entre as cobras mais bonitas do mundo, conhecida por diversos outros nomes, como boa-arborícola-esmeralda, jiboia-verde, araramboia e periquitamboia.

Oxyuranus microlepidotus

Deste seleto grupo, há uma que é considerada a cobra mais venenosa do mundo: estamos falando da taipan-ocidental, ou taipan-do-interior, cujo nome científico é Oxyuranus microlepidotus. Nativa da Austrália, ela ganhou esse título devido à concentração da toxicidade de seu veneno.

A mais popular e mais calma delas é a subespécie hondurensis.

O réptil de aproximadamente 6 metros passeava tranquilamente pela região localizada a 279 km da capital do estado, Campo Grande, quando foi filmado. O post original no TikTok já foi visto 5,7 milhões de vezes. Vale destacar que as sucuris (Eunectes spp.)