Qual é o melhor óleo para quem tem colesterol alto?

Perguntado por: dreis . Última atualização: 2 de julho de 2023
3.9 / 5 18 votos

Dicas:

  • O uso de gorduras insaturadas encontrada nos óleos de oliva, óleo de canola, azeitonas, abacate, castanha, nozes e amêndoas são indicados, pois reduzem o colesterol total sem diminuir o HDL- colesterol. ...
  • Cuidado com o sal!

Óleos vegetais como canola, milho, soja e semente de girassol são uma alternativa industrial às gorduras naturais, como manteiga e banha de porco, associadas ao aumento de colesterol no corpo.

Os ideais são aqueles ricos em gorduras monoinsaturadas, porque auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL), sem reduzir o HDL (o colesterol bom), necessário para nos proteger contra as doenças cardiovasculares. Entre eles estão o azeite de oliva extravirgem e o óleo de canola.

Ela tem gorduras boas e o seu consumo moderado não aumenta os níveis de colesterol ruim no sangue (LDL). Ela é composta de gordura saturada, monoinsaturada e poli-insaturada.

leite desnatado

O leite desnatado é muito consumido por pessoas com colesterol alto, pressão alta ou obesidade, pelo fato de ter pouquíssima gordura e oferecer menos calorias e muitos benefícios.

azeite

Segundo o estudo, o melhor óleo para fritar e cozinhar é o azeite, primeiro porque os compostos tóxicos são gerados em baixa quantidade e segundo porque os compostos que são formados são menos maléficos para o corpo humano.

O eritritol, também conhecido como álcool de açúcar, é encontrado naturalmente em algumas frutas, e não aumenta tão intensamente os níveis de glicose no sangue ou insulina, tampouco afeta os níveis de gorduras, como colesterol ou triglicérides (que servem como uma reserva de energia do organismo).

Óleo de CANOLA

Afinal, qual o pior óleo para cozinhar? Óleo de CANOLA é sem dúvida o pior óleo para saúde. O óleo de canola é feito com a planta colza, uma semente transgênica criada 100% em laboratório.

Prefira margarina especiais. Já há no mercado margarinas com esteróis vegetais (fitosteróis) que parecem ajudar a baixar os níveis de colesterol LDL. As duas marcas mais famosas são Becel pro-activ® e Benecol®.

Azeite de Oliva

Especialistas recomendam o uso do óleo de coco, girassol e o Azeite de Oliva que são mais saudáveis. O azeite de oliva é rico em compostos fenólicos que são capazes de combater os radicais livres. Também é rico em ácidos graxos essenciais e pode ajudar no controle do colesterol bom.

"Óleo de girassol e de milho são bons", diz o professor Grootveld, "desde que você não submeta eles ao calor, como ao fritar alimentos ou ao cozinhar algo. É um fator químico simples faz com que algo que é visto como saudável para nós se converta em algo que faz mal quando é submetido a temperaturas mais altas."