Qual é o melhor laxante natural?

Perguntado por: ubelchior . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 8 votos

Por serem fibrosas, elas produzem um gel no intestino que dá maior consistência ao bolo fecal, o que permite um melhor trânsito intestinal.

Suco de mamão e laranja
O suco de mamão e laranja é uma excelente fonte de fibras, além de papaína que é uma uma enzima digestiva que ajuda na digestão dos alimentos, sendo uma boa opção de laxante natural. 1 copo de suco de laranja natural; 1 fatia de mamão sem caroço; 3 ameixas secas sem caroço.

O Muvinlax, é um deles, que pode levar apenas de 3 a 6 horas para fazer efeito, promovendo alívio rápido e com menos tendência a efeitos colaterais como cólicas, inchaços e gases.

O suco de mamão e laranja é uma ótima fonte de fibras, bem como da enzima digestiva chamada papaína, que auxilia na digestão dos alimentos. Ele pode ser uma escolha saudável para quem busca um laxante natural.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Muvinlax®, laxante do tipo osmótico, estimula o aumento do volume e frequência das evacuações sem causar irritação no intestino.

Os laxantes formadores de massa geralmente são o tipo mais seguro de laxante. Exemplos de laxantes formadores de massa incluem: Psyllium.

Os óleos ajudam a lubrificar as vias intestinais, facilitando a expulsão das fezes. Basta ingerir uma colher de chá de azeite de oliva, por exemplo. Mas nada de exageros. Óleo em demasia pode deflagrar, entre outras encrencas, uma diarréia daquelas!

Pode usar um supositório Dulcolax ® a qualquer momento do dia. Geralmente produzem-se movimentos intestinais em 20 minutos (num intervalo de 10 a 30 minutos).

União dos chás de Sene, Espinheira Santa e Boldo do Chile, ambas ervas que auxiliam no bom funcionamento intestinal, tratando a prisão de ventre e com ação laxante.

Confira 5 exemplos a seguir:

  1. Suco de mamão com laranja. Conhecido como um ótimo remédio natural para tratar a prisão de ventre, o suco de laranja e mamão é uma excelente fonte de fibras. ...
  2. Água com psyllium. ...
  3. Chá de ameixa seca. ...
  4. Ágar ágar em cápsulas. ...
  5. Vitamina de banana com aveia.

A água e outros alimentos e líquidos hidratantes amolecem naturalmente as fezes, evitando que fiquem duras e secas. Para estar sempre hidratado, tente manter uma garrafa de água grande e reutilizável cheia por perto ao longo do dia.

Beber água morna com limão ao acordar pode ser uma boa forma de soltar o intestino preso, porque estimula os movimentos naturais do intestino. Dessa forma, é possível fazer com que as fezes fiquem mais amolecidas e se soltem mais facilmente, aliviando o desconforto das fezes acumuladas.

Ela afirma que o ideal é deixar as pernas elevadas ao máximo - o que se aproximaria da posição de cócoras. Sthela ainda orienta o consumo de probióticos, frutas com casca, verduras, legumes e grãos para melhorar o trânsito fecal. Entre eles, aveia, granola, chia, mamão, melão e abacaxi são recomendados pela médica.