Qual é o melhor horário para tomar o suco de melancia?

Perguntado por: iaragao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 5 votos

Se for o seu caso, dê preferência à ingestão do suco antes das refeições ou nos intervalos entre elas.

Comer melancia à noite faz mal
A melancia é um alimento que fornece fibras, vitaminas e minerais, e pode ser uma alternativa mais saudável aos lanches noturnos, podendo inclusive contribuir com a redução do peso corporal.

É importante ressaltar que a melancia é uma fruta repleta de qualidades e deve ser incluída na sua alimentação, apenas não é recomendada para ser consumida durante a noite, com pouco tempo antes de dormir e em grandes quantidades.

De maneira geral, o ideal é o consumo de uma ou até duas porções por dia. Principais características nutricionais da melancia: Presença de Licopeno – um componente com ação antioxidante associado à prevenção de doenças degenerativas, como câncer de próstata.

Melhora a digestão
Aliado a isso, as fibras presentes na polpa da melancia ajudam a estruturar o bolo fecal, colaborando também para a boa digestão. Dessa forma, a fruta pode proporcionar uma melhora no funcionamento do trânsito intestinal, evitando problemas como a constipação e obstrução intestinal.

Ricas em vitamina C, as frutas cítricas são boas indicações para depois do almoço por causa da composição nutricional. Por exemplo: a vitamina C auxilia na absorção do ferro dos alimentos de origem vegetal, o que pode beneficiar, principalmente, pessoas vegetarianas e veganas.

Por isso, a fruta pode ser indigesta se consumida durante as refeições, como a Marcelle fez. Se for o seu caso, dê preferência à ingestão do suco antes das refeições ou nos intervalos entre elas. “Tomar o suco de melancia logo antes do almoço irá diminuir o seu apetite”, recomenda Pimentel.

E o efeito pode ser notado algumas horas após a ingestão da melancia. Estudos indicam ainda que os benefícios do licopeno e do betacaroteno presentes na fruta melhoram quando ela é consumida em temperatura ambiente.

A melancia é uma excelente maneira de se hidratar pela manhã.

As melancias são ricas em licopeno. Portanto, não devemos consumir melancia em grandes quantidades. Esse hábito pode levar a náuseas, inchaço, diarreia, vômito, má digestão e excesso de gases. Esses sintomas podem ser piores entre os idosos, pois o nosso sistema digestivo tende a ficar mais frágil com a idade.

O problema pode se agravar caso a pessoa sofra de síndrome do intestino irritável. Outro grupo que precisa evitar o consumo exacerbado de melancias são as pessoas que possuem diabetes, pois a melancia possui alto teor glicêmico, que elevam os níveis de açúcar no sangue.

Por ser um alimento versátil, a melancia pode ser consumida de várias maneiras: ao natural, em forma de suco, acrescentada na salada de frutas ou parte de uma salada com folhas verdes, por exemplo. Além disso, sua semente também pode ser torrada e consumida como aperitivo, sabia?

Do ponto de vista nutricional, não há mal algum em comer melancia à noite. Muito pelo contrário, essa é uma fruta altamente nutritiva, com diversas vitaminas e minerais indispensáveis. Para quem pratica atividade física, por exemplo, a melancia é uma poderosa aliada da boa performance, já que é rica em potássio.