Qual é o melhor chá para dor de cabeça?

Perguntado por: mgalvao3 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

Os melhores chás para dor de cabeça são chá de capim-santo, chá de hortelã, chá de alecrim, chá de alfavaca, chá de boldo-baiano, chá de erva-cidreira, chá de erva-santa e chá de macela.

Use uma compressa morna na testa, têmporas e na nuca. A água nessa temperatura promove a dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça, diminuindo o volume de sangue, promovendo o alívio quase que imediato da enxaqueca. O gengibre tem propriedades análgésicas e anti-inflamatórias que ajudam amenizar as dores de cabeça.

Algumas dicas que podem te ajudar são:

  1. Dormir ou ficar em um ambiente escuro.
  2. Evitar ambientes barulhentos.
  3. Fazer sessões de acupuntura6
  4. Fazer uma compressa de água fria (no ponto de dor, testa ou nuca)
  5. Alimentar-se bem (ficar sem comer pode ser um gatilho)

Quais os melhores remédios para dor de cabeça?

  1. Paracetamol. Dentre os melhores remédios para cefaleia está o paracetamol. ...
  2. Dipirona. A dipirona é um anti-inflamatório que também age como analgésico e antifebril. ...
  3. Ibuprofeno. ...
  4. Ácido acetilsalicílico (Aspirina) ...
  5. Triptanos.

Ponto de pressão GB20 ou portões da consciência
Há ainda dois pontos de pressão localizados na base do crânio. Eles ficam paralelos, entre os dois músculos verticais do pescoço. São os “portões da consciência”, e o estímulo é ideal para dores de cabeça causadas por tensão na nuca1.

Massagens na cabeça são ótimas soluções para aliviar a dor. Na massagem a corrente sanguínea é mobilizada, diminuindo a dor e ajudando no relaxamento. Com a ponta dos dedos, massageie a testa, a nuca e a parte lateral da cabeça.

Dor de cabeça constante e enjoo pode indicar uma infinidade de condições. Dentre as principais causas, podemos citar: crise de enxaqueca, onde o enjoo é um sintoma muito frequente e, até mesmo, tumor cerebral (hipertensão intracraniana). Em casos de sintomas, é essencial procurar auxílio médico para análise.

Erenumabe: aprovado no Brasil em março deste ano, é o único medicamento a atuar diretamente no problema. Indicado tanto para a enxaqueca crônica – quando a dor persiste ao longo de pelo menos quinze dias – quanto para a episódica, mais breve. Ele previne ou reduz as dores pela metade em 50% dos doentes.

Condições como depressão, ansiedade, estresse e distúrbios do sono podem causar a progressão da dor de cabeça forte episódica para uma condição crônica em quase metade dos casos. Outros sintomas dessa natureza são fadiga, dificuldade de concentração, irritabilidade e falha de memória.

Alimentação pode ajudar o tratamento da enxaqueca
O paciente com dor deve evitar fazer refeições pesadas e evitar certos tipos de produtos, como aqueles muito gordurosos e temperados. Bebidas alcoólicas, chocolates, chás, batatas fritas e outras frituras são alguns exemplos. Por outro lado, reforce o consumo de água.

Alguns gatilhos podem desencadear as crises de dor de cabeça, como dormir mal, estar sob forte estresse, passar por alterações hormonais, consumir cafeínas em excesso, abusar de embutidos e consumo de chocolates, mas essas indicações podem variar dependendo do caso.

Embora seja uma doença genética, crônica e afete 30 milhões de brasileiros há uma boa notícia: os sintomas podem ser amenizados com uma boa alimentação. Incluir na dieta alimentos como a castanha-do-pará, atum, canela, grão de bico, granola, pães, entre outros podem ajudar a diminuir as crises de enxaqueca.