Qual é o melhor arroz para a saúde?

Perguntado por: lxisco . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 6 votos

Dentre os tipos de arroz, o integral é o mais nutritivo, rico em vitaminas, minerais e fibras. Isso acontece porque mantém a sua camada externa e possui o índice glicêmico menor, ou seja, altera menos a glicose sanguínea.

O arroz integral tem um índice glicêmico mais baixo que o arroz branco, o que significa que é digerido mais lentamente e tem menos impacto no açúcar no sangue.

Qual é o mais saudável? O arroz parboilizado é mais recomendado que o branco, uma vez que tem uma maior quantidade de vitaminas mantidas, além de minerais, fibras e gorduras. Apesar disso, o processo pelo qual o grão integral geralmente é submetido é natural e, por isso, acaba sendo ainda mais saudável.

“Entre os tipos do alimento, o integral é o mais saudável por ser um produto mais natural e conseguir manter em maior quantidade as propriedades nutricionais do grão. Logo em seguida, vem o parboilizado integral, que mantém as vitaminas do complexo B, minerais, fibras e gorduras” – afirma Marianne Rocha.

O arroz branco possui carboidrato, que vira glicose no sangue. Em média, uma colher de sopa de arroz possui 5 gramas de carboidrato simples, que impacta rapidamente o aumento da glicose no sangue.

Se tiver de despejar parte da água, perderá vitaminas e sais minerais essenciais. Segundo os especialistas, o basmati, o integral e o arbóreo, por terem um índice glicémico mais baixo, são os mais recomendados para as pessoas com diabetes.

arroz parboilizado

O arroz parboilizado é muito mais nutritivo do que o arroz branco polido, pois o processo de parboilização mantém as fibras e proteínas, enquanto o arroz branco vê seus nutrientes indo embora com sua casca.

Respondendo a pergunta-título pode-se afirmar que, sob o ponto de vista das perdas nutricionais, no arroz polido é desaconselhável a lavagem; e no parboilizado é completamente desnecessária.

Denomina-se arroz parboilizado o arroz que sofreu o processo de parboilização, isto é, o pré-cozimento, mediante a imersão do arroz (em casca) em água aquecida numa autoclave.

Para garantir os benefícios dos grãos integrais, a recomendação é consumir 3 a 5 porções por dia e para você ter noção de quanto é isso, veja a listinha que nossa nutricionista Tati elaborou para nos ajudar: 1 porção é igual a: Arroz integral cozido: ½ xícara de chá (90g)

A marca considerada melhor do teste foi o arroz Emoções, por conta do rótulo perfeito, excelente qualidade e por sua ótima avaliação na análise sensorial.

Boa fonte de amido, que fornece energia para as atividades corridas do dia a dia, o arroz branco tem baixo teor de gordura e é um alimento de fácil e rápida digestão. E o Arroz Camil é muito fácil de fazer, não precisa lavar e sempre fica branquinho e soltinho, pois é selecionado eletronicamente.

Marcas de arroz como Tio João, Camil e Prato Fino estão entre as principais do mercado, oferecendo grãos de qualidade.

A maneira que o arroz está por fora pode indicar se a qualidade do produto foi comprometida de alguma maneira. Observe bem os grãos, mesmo que através da embalagem. Perceba se eles não estão grudados ou indicando algum outro sinal de umidade, pois pode ser um fator prejudicial ao consumo.

Os legumes verdes também são uma boa opção: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas. Ainda na família dos legumes, temos: tomate, pimentão, berinjela, cebola, nabo, couve-flor, alho-poró, cogumelos e rabanete. Não se esqueça também dos brotos, como de bambu e de feijão.

Omelete com sementes (como linhaça, chia ou quinoa) e uma fruta. Combinação da proteína do ovo com a fibra das sementes e o carboidrato e as fibras das frutas. Iogurte com frutas e chia, linhaça ou aveia. As fontes de fibras irão evitar o aumento brusco da glicose sanguínea, reduzindo o impacto glicêmico das frutas.