Qual é o melhor antibiótico para dor de dente?

Perguntado por: amendes7 . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Para infecções dentárias, os dentistas muitas vezes prescrevem penicilina ou amoxicilina, segundo o Merck Manuals. E se você tem alergia à penicilina, a alternativa é a clindamicina. O(a) dentista certamente identificará a dose e a duração adequadas da medicação para a sua situação particular.

Tanto a azitromicina quanto a amoxicilina são antibióticos eficazes para tratar infecções dentárias, mas cada um tem suas próprias indicações e posologia. A amoxicilina é geralmente a primeira escolha para desinflamar o dente, pois é eficaz no tratamento de infecções causadas por bactérias comuns da cavidade oral.

No caso de medicação farmacêutica, pode tomar analgésicos, sendo que o medicamento mais utilizado é o Paracetamol, habitualmente, em comprimidos. Para além do Paracetamol isolado, este pode também ser associado ao Tramadol que é já um opiáceo de ação central muito mais forte.

Chupar uma pedra de gelo ou fazer uma compressa de bolsa fria na bochecha também pode aliviar a dor. O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda no desinchar. Caso a dor seja decorrente da exposição da raíz pela retração, pode-se cobrir a área exposta até chegar ao seu dentista.

Os antibióticos podem ajudar na eliminação das bactérias ativas no processo. Além disso, o dentista poderá se valer de outros procedimentos que podem auxiliar a abreviar o quadro infeccioso. Procedimentos como: Drenagem do abscesso.

No entanto, quando a dor dental é muito forte, é preciso recorrer com urgência ao atendimento odontológico. A medida imediata é agendar consulta com um dentista o mais rápido possível. Somente dessa maneira é possível identificar a causa exata da dor e iniciar o tratamento imediatamente.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS).

O medicamento Aceclofenaco pode ser utilizado em tratamentos inflamatórios, assim como dores de dente. Normalmente, quando o paciente começa a sentir dor é que o estágio de inflamação do dente está avançado.

A amoxicilina é absorvida rapidamente pelo organismo e os efeitos máximos apresentam-se após 1 a 2 horas a seguir à administração. Em todo o caso, é comum demorar cerca até 24 a 72 horas, de dosagem regular, para que os sintomas de infecção comecem a desaparecer.

A cefalexina é uma das opções de antibióticos utilizada para resolver a dor de dente causada por infecção bacteriana, porém não é o medicamento de primeira escolha, sendo utilizado quando o paciente é alérgico à amoxicilina.

Como tratar dente inflamado corretamente
Vale destacar, ainda, que não é indicado se automedicar ou realizar a higienização do dente por conta própria. Em casos de inflamação, é imprescindível que o dentista investigue o quadro e supervisione todas as fases do tratamento.

“Uma dor de dente muito forte, espontânea, contínua, que não passa com o uso de analgésicos, quase sempre está relacionada a um dente que precisará fazer tratamento de canal”, afirma.

Nesse caso, nem é necessário tomar o antibiótico. Passa-se um anti-inflamatório e um analgésico para a dor e espera-se a progressão da doença. Se regredir, ótimo.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.