Qual é o melhor analgésico?

Perguntado por: nfarias5 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 20 votos

Top 20 analgésicos e antitérmicos mais vendidos no Brasil em unidades

  • Maxalgina (Natulab).
  • Dipirona (Neo Química).
  • Novalgina (Sanofi).
  • Dipimed (Medquímica).
  • Dipirona (EMS).
  • Doralgina (Neo Química).
  • Tylemax (Natulab).
  • Aberalgina (Airela).

Os analgésicos opioides, em geral, são os medicamentos mais fortes para aliviar a dor. O medicamento de referência nesta classe é a morfina – com outras substâncias acima e abaixo dela em termos de potencial de alívio da dor. Estes são medicamentos indicados ​​para tratar dores graves.

O ibuprofeno funciona um pouco mais rápido e tem efeito mais duradouro, além de reduzir inflamações. O paracetamol é comparável em alguns aspectos, mas não tem as mesmas propriedades anti-inflamatórias. No entanto, tem menos efeitos colaterais, como problemas estomacais.

1 - Dorflex
Já no topo da lista, lidera um analgésico que funciona para diferentes tipos de dores. Em sua composição química, o Dorflex possui dipirona sódica monoidratada, citrato de orfenadrina e cafeína, por isso, não costuma provocar sonolência nos pacientes.

Segundo dados do Close-Up International, entre novembro de 2021 e novembro de 2022, a Maxalgina, do laboratório Natulab, foi o analgésico e antitérmico mais vendido no Brasil em unidades.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS).

A oxicodona é considerada o remédio mais perigoso do mundo: além de o opioide ser altamente viciante, ele também é atraente por sua capacidade de anular qualquer dor física e promover uma sensação agradável de relaxamento e euforia. O medicamento já viciou mais de 2 milhões de pessoas somente nos Estados Unidos.

Portanto, concluiu-se que a eficácia analgésica da dipirona foi superior a do paracetamol, nas 24 horas finais de avaliação e no período total de 48 horas.

Este estudo demonstrou que, em dose oral única, o ibuprofeno proporciona atividade antipirética mais acentuada do que a dipirona, principalmente na febre alta. Ambas as medicações foram bem toleradas e seguras em curto prazo.

Os anti-inflamatórios não-esteroides em geral são mais usados para tratar problemas mais simples, como artrite reumatoide, artrose, gota, bursite, cólicas menstruais, traumas e contusões. Entre os princípios ativos mais conhecidos estão o ácido acetilsalicílico, a dipirona sódica e o ibuprofeno.

A dipirona de 500mg, a qual está disponível sem necessidade de prescrição médica em várias partes do mundo, também funciona em 5 de 10 pessoas.

Advil 12h 600MG é o primeiro analgésico com a exclusiva fórmula em dupla camada com alívio rápido e prolongado por até 12h em um só comprimido*. A primeira camada dissolve-se rapidamente para um alívio rápido da dor muscular e a segunda camada solta-se suavemente, ajudando a aliviar os sintomas da dor por até 12 horas.

Quatro maneiras naturais de aliviar a dor

  1. Compressas frias (gelo) ou quentes. São excelentes analgésicos locais e podem ajudar bastante no tratamento da dor. ...
  2. Massagem terapêutica. ...
  3. Acupuntura. ...
  4. Meditação.