Qual é o limite máximo do ácido úrico?

Perguntado por: dalvim8 . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

As concentrações de ácido úrico no organismo devem estar, em média, entre 2,5 a 3 mg/dL. O limite máximo no organismo deve ser abaixo de 7 mg/dL. Neste caso, é preciso fazer acompanhamento para verificar a saúde dos rins e buscar baixar os níveis.

No sangue, o ideal é que a média do ácido úrico esteja entre 2,5 a 3 mg/dL para estar saudável. "Depende de pessoa para pessoa. Alguns ultrapassam essa média, mas o mais importante é não estar acima de 7 mg/dL". Por ser um distúrbio químico, a hiperuricemia não tem uma cura efetiva.

Podemos ter como referência os seguintes valores: Ácido úrico no sangue: Mulheres: 2,4 - 6,0 mg/dl; Homens: 3,4 - 7,0 mg/dl.

Os pacientes sob maior risco são aqueles com pH da urina persistentemente abaixo de 5.5 e uma excreção urinária de ácido úrico maior que 1100 mg por dia (o valor normal é menos que 800 mg/dia).

Beber bastante água ajuda a eliminar o ácido úrico do organismo, segundo a nutricionista. “O que pode acontecer é o organismo produzir mais ácido úrico por causa de algum problema – que deve ser investigado por um médico –, mas também a pessoa estar eliminando menos pela urina, por não beber tanta água”, recomenda.

O alopurinol e o oxipurinol, seu principal metabólito, diminuem os níveis de ácido úrico no plasma e na urina através da inibição da xantina oxidase, enzima que catalisa a oxidação de hipoxantina em xantina e de xantina em ácido úrico.

Portanto, o alopurinol é um medicamento que é utilizado sempre que desejamos reduzir os níveis de ácido úrico no sangue, como são os casos dos pacientes que têm gota ou cálculos renais que surgem por excesso de ácido úrico na urina.

Alimentos ricos em purinas, como carne vermelha, frutos do mar e bebidas alcoólicas, podem aumentar os níveis de ácido úrico. O estilo de vida também pode influenciar o equilíbrio do ácido úrico. O sedentarismo, a obesidade e o estresse são fatores que podem contribuir para o aumento do ácido úrico no organismo.

Um excelente remédio caseiro para o ácido úrico é o suco combinado de beterraba, cenoura, pepino e agrião. Os ingredientes destes suco possuem propriedades que ajudam a eliminar o excesso de ácido úrico do organismo, podendo ser um ótimo complemento terapêutico para gota e artrite.

Cabrito, carneiro, miúdos em geral (fígado, coração, língua e miolo), frutos do mar (camarão, mexilhão, siri, caranguejo), embutidos (linguiça, salsicha, calabresa, mortadela, presunto gordo, salame). Todas, especialmente cerveja (mesmo sem álcool).

Tratamento para Reduzir os Níveis de Ácido Úrico
Como a redução pode levar alguns meses para acontecer, pode ser que o seu médico indique temporariamente um tratamento preventivo com colchicina, que poderá ser retirado quando os níveis baixarem.

Em excesso, o ácido úrico pode atrapalhar o balanço de gordura no organismo, alterando os níveis de triglicérides e propiciando o acúmulo de gordura nesse órgão”, faz a relação o reumatologista Ricardo Fuller, chefe do Grupo de Gota do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Medicamentos que aumentam o ácido úrico: vitamina C, cafeína, diuréticos, teofilina e fenotiazidas. Medicamentos que reduzem o ácido úrico: alopurinol, clofibratos, corticóides, estrogénios e anticoagulantes. Legumes: couve-flor, vagem, feijão, ervilha, amendoim, azeitona.

Quem tem ácido úrico alto pode comer ovos? Os ovos podem ser consumidos por quem tem ácido úrico elevado. No entanto a ingestão desse alimento deve ser moderada, o que equivale em média a 2 ovos no almoço ou no jantar, por exemplo.

A vitamina C no limão também ajuda a reduzir os níveis de ácido úrico. Para isso, basta espremer a metade ou um limão em 1 copo de água por dia e bebê-lo. Cereja: As variedades de amora e cereja são boas para a gota, pois reduzem o ácido úrico no corpo.

Alimentos PERMITIDOS
Chá ou café, sucos, manteiga, pão, cereais (refinados ou grão integral), macarrão, sagu, queijos de todas as espécies, frutas, gelatina, leite, açúcar e doces vegetais, legumes crus ou cozidos, ovos, verduras.