Qual é o grau do Sol?

Perguntado por: rpinho . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.6 / 5 2 votos

Incandescente! Nossa estrela tem uma temperatura de aproximadamente 15 milhões de graus Celsius.

Existem muitas maneiras de calcular a temperatura do Sol. Uma delas é através do espectrômetro. Este instrumento separa a luz emitida pela estrela em várias linhas. Cada linha corresponde a um elemento químico presente na composição do Sol.

6.000 graus Celsius

A temperatura do Sol, uma estrela amarela, é de quase 6.000 graus Celsius! Mas, atenção: a parte colorida das estrelas é a parte que podemos ver no céu. A parte de dentro é milhares de vezes mais quente, mas não podemos vê-la.

Dentro dessa classificação astronômica, o Sol é considerado uma estrela anã amarela. Sua categoria, no entanto, não tem a ver com a sua coloração, mas com o seu diâmetro e a temperatura de sua superfície, de aproximadamente 5800 K.

São esses gases voláteis que entram em combustão e não a celulose diretamente. Po isso, o fogo não ocorre diretamente no combustível, e sim próximo a sua superfície. A temperatura continua a subir e, quando chega entre 300 3 400ºC, se tiver oxigênio, ocorre a ignição com a presença de chamas.

A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

Ao meio-dia solar, o Sol atinge sua altura máxima no céu e a superfície recebe a maior quantidade de energia solar possível desse dia. Entretanto, a temperatura máxima do ar ocorre algumas horas após o meio-dia solar.

No Brasil, o recorde é da cidade de Nova Maringá (MT). Em novembro de 2020, a temperatura por lá bateu 44,8 oC. O número é ligeiramente maior que o recorde anterior, de Bom Jesus (PI), onde o termômetro marcou 44,7 oC no verão de 2005.

A temperatura do espaço cósmico, ou seja, longe o suficiente da atmosfera terrestre, é de -270° C.

Acredita-se que a temperatura mais quente já registrada no Universo aconteceu uma fração de segundo após o Big Bang. Nesse tempo minúsculo, chamado de tempo de Planck, a temperatura chegou a incríveis 141 x 1030 °C.

O que vamos supor neste contexto pode assustar, mas está baseado em estudos científicos. A morte do sol está prevista para daqui a uns 7 bilhões de anos, parece distante, contudo é um processo muito longo que já teve início.

A radiação UV é normalmente mais intensa durante as horas anteriores e posteriores ao meio-dia, sendo menos intensa durante as primeiras horas da manhã e ao final da tarde/início da noite (ver Figura 1).

Os horários de antes das 10h e depois das 16h são considerados mais saudáveis para se tomar sol porque neles a radiação UVB, que provoca queimaduras e aumenta o risco do desenvolvimento de câncer de pele, é menor.

As reações incompletas produzem menor energia que a combustão completa. Isso explica a diferença entre as cores das chamas, pois a chama amarela, característica da combustão incompleta, é de menor energia. Já a chama azul é característica de uma combustão completa, com maior energia.