Quem inventou a lâmpada Edison ou Tesla?

Perguntado por: lxavier . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 11 votos

Edison começou a criar a lâmpada elétrica por volta de 1878, um ano depois de Tesla ter considerado a possibilidade da invenção de um motor de corrente alternada. A ideia de Edison não era original. Durante décadas, muita gente tentara, sem sucesso, criar luz artificial.

Thomas Edison

Thomas Edison ficou marcado por ser o inventor da lâmpada incandescente, sendo o responsável também por uma série de outras invenções importantes. Thomas Edison ficou marcado por ter sido um dos grandes inventores da humanidade.

Tesla trabalhava para Edison, mas discordava do patrão, pois havia testado e aprovado o sistema de corrente alternada quando construiu o revolucionário motor de indução, em 1883. Edison, porém, insistia na transmissão por corrente contínua e os dois se separaram.

Heinrich Göbel (1818-1893) Inventor alemão que reivindicou ter produzido uma lâmpada incandescente 25 anos antes de Thomas Edison. Seu feito foi publicado em jornais de 1893 que traziam seu relato de ter sido o inventor do dispositivo.

Em 1891, ele inventou a bobina de Tesla, um dispositivo que emite belos fluxos de energia elétrica para tentar transmitir eletricidade sem fio. A invenção também é usada ainda hoje em aparelhos de rádio e televisão e outros equipamentos eletrônicos.

Para a surpresa da equipe, a maioria dos jovens apontou Thomas Edison como o maior inventor. O americano foi o responsável pela criação de uma série de invenções, como o fonógrafo – primeiro aparelho capaz de reproduzir som - e o cinetógrafo – que pode ser considerado o pai das câmeras filmadoras.

Em 1809, Humphry Davy, importante químico britânico da Royal Society, cria um arco luminoso a partir de uma tira fina de carbono colocada entre os dois polos de uma bateria. Esse experimento daria origem à famosa lâmpada de Davy e seria o princípio fundamental por trás das lâmpadas elétricas.

Tesla foi responsável pela criação da corrente alternada, modelo em que as cargas elétricas têm o sentido invertido periodicamente, permitindo a transmissão de energia por longas distâncias. Já Edison acreditava numa maior eficiência da corrente contínua, na qual não havia variação no sentido das cargas elétricas.

Além dessa contemporaneidade, partilhavam mais uma única característica: ambos eram inventores geniais. Edison registrou mais de mil patentes e Tesla chegou perto das 300.

  • William Greener
  • Schuyler Wheeler
  • Wilhelm Emil Fein

Edison inventou diversos objetos sendo que o mais destacado foi a lâmpada incandescente com filamento de carvão, criada em 1879. Conseguiu fazer com que o objeto ficasse aceso por 48 horas. Além da lâmpada incandescente, o fonógrafo foi uma de suas principais invenções, criado dois anos antes, em 1877.

lâmpada incandescente

Sua invenção de maior sucesso foi a lâmpada incandescente, criada em 1879. Teve um embate com Nikola Tesla que ficou conhecido como “guerra das correntes”. Ao fim de sua vida, era dono de mais de duas mil patentes.

A corrida pela luz
Em 1809, Humphry Davy, importante químico britânico da Royal Society, cria um arco luminoso a partir de uma tira fina de carbono colocada entre os dois polos de uma bateria. Esse experimento daria origem à famosa lâmpada de Davy e seria o princípio fundamental por trás das lâmpadas elétricas.