Qual é a diferença entre AC e DC?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

As siglas DC e AC são provenientes das siglas da língua inglesa para direct current e alternating current, que correspondem a corrente contínua (DC) e corrente alternada (AC), respectivamente. A principal diferença entre as correntes DC e AC é a direção em que os elétrons se movimentam.

DC – sigla de corrente contínua (em inglês – direct current). AC – sigla, de corrente alternada (em inglês – de Alternate Current).

– Por que uma bateria de 12 volts não nos “dá choque” quando tocamos os seus bornes? – Porque para que haja alguma corrente que implique risco para o nosso corpo é necessário uma diferença de potencial (voltagem ou tensão) muito maior – cerca de 50 volts pelo menos se estivermos com a pele seca e intacta.

Costuma-se chamar tudo, tanto a corrente como a tensão, do sistema alternado de distribuição de energia elétrica de AC e tudo do sistema com tensão constante, de DC. Estas siglas vêm do inglês. AC significa “Alternating Current” e DC significa “Direct Current”.

Os termos AC e DC descrevem a forma como a eletricidade flui, sendo a eletricidade um fluxo de elétrons comparável à água de um rio. Um rio seria uma fonte de energia de corrente contínua, a água flui apenas rio abaixo e não muda constantemente a direção de seu fluxo.

O símbolo de corrente alternada é conhecido mundialmente como AC, um acrônimo em inglês de alternating current. A título de curiosidade, o nome do famoso grupo AC/DC se refere às iniciais de Alternating Current (corrente alternada) e Direct Current (corrente contínua).

Corrente alternada é um tipo de corrente elétrica em que os elétrons oscilam em torno de uma posição de equilíbrio graças à aplicação de uma tensão elétrica variável.

Depende da sua freqüência, mas saiba que a corrente alternada de baixa freqüência (50 a 60 Hz) pode ser mais perigosa do que a corrente alternada de alta freqüência. Quando comparada à corrente contínua de mesma intensidade, ela pode ser de 3 a 5 vezes mais perigosa.

Ao contrário do que muitos pensam, as correntes elétricas mais perigosas são aquelas que têm intensidades relativamente mais baixas, que podem ser obtidas em eletrodomésticos comuns que funcionam a 110 V e 220 V. Correntes mais intensas podem provocar desmaios e fortes queimaduras, porém não chegam a matar de imediato.

Os perigos associados à corrente contínua incluem choques elétricos, incêndios e danos a equipamentos eletrônicos.

Fontes de alimentação AC/DC (ou CA/CC): são as fontes de alimentação da maioria dos dispositivos que utilizamos no dia a dia, como os carregadores de telemóveis. A fonte de alimentação converte a corrente alternada da rede em corrente contínua e ajusta a tensão às necessidades do dispositivo.

A frequência da corrente alternada (AC) é o número de ciclos por segundo numa onda sinusoidal AC. A frequência é a velocidade que a corrente muda de direção por segundo.

A Tecnologia Inverter é a mais recente Evolução da Tecnologia relativa aos eletromotores dos compressores. Um inversor é usado para controlar a velocidade do motor do compressor, de modo a regular continuamente a temperatura. Esta tecnologia é também conhecida como inversor DC.

O AC/DC apareceu por 3 vezes no Brasil: Rock In Rio I (1985) e turnê “Ballbreaker” (1996).

AC/DC (estilizado como ACϟDC) é uma banda australiana de rock formada em Sydney, Austrália em 1973, pelos irmãos escoceses Malcolm e Angus Young.