Porque a corrente contínua foi extinta?

Perguntado por: ralves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

No entanto, a corrente contínua possuía um problema grave: grande parte de sua potência elétrica era perdida em cabos de transmissão. Logo, até então, era inviável a transmissão de eletricidade a longas distâncias.

Como mencionamos, a corrente utilizada para gerar energia em nossa residência é a alternada, por esta ser capaz de transmitir energia para longas distâncias, tendo, assim, menos perdas de energia, visto que ela não reduz sua força no meio do caminho percorrido até a chegada à tomada.

A energia que usamos em casa é produzida por alguma usina e precisa percorrer centenas de quilômetros até chegar à tomada. Quando essa energia é transmitida por uma corrente alternada, ela não perde muita força no meio caminho. Já na contínua o desperdício é muito grande.

Desvantagens da corrente contínua:
Ela não é eficiente para transmissão de energia elétrica em longas distâncias, pois perde energia no caminho. Também pode ser mais difícil e mais cara de transformar em diferentes níveis de tensão do que a CA.

A corrente alternada possui maior risco de acidente devido às tensões de pico-a-pico. Por exemplo, a tensão de 127 volts tem uma tensão de pico-a-pico da ordem de 360 volts, enquanto na mesma tensão de 127 volts se mantém a mesma ao longo do tempo.

Uma das maiores vantagens da corrente alternada, é ter o fluxo alternado no sentido dos elétrons, que promove a capacidade de ser transportada por longas distâncias e grandes potências. Elas são encontradas em linhas de transmissão, circuitos de alta tensão, transformadores, entre outros.

Uma das principais vantagens das correntes contínuas é sua maior eficiência em circuitos de baixa tensão, como nos aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, veículos híbridos, antenas de televisão, rádio e celular, células fotovoltaicas, etc.

Também há geradores que produzem diretamente corrente contínua, como os geradores fotovoltaicos.

Exemplos de aparelhos que usam a corrente contínua

  • Celulares: Os celulares dependem de baterias para funcionar. ...
  • Lâmpadas: As lâmpadas funcionam a uma baixa tensão. ...
  • Carregadores: os carregadores de celular e computador convertem a corrente alternada das tomadas em corrente contínua.

O inversor de tensão é um dispositivo que serve para converter uma tensão contínua em alternada. Os inversores mais antigos recebem em sua entrada uma tensão constante e geram um sinal de onda quadrada alternado. Isto é, ora a corrente flui para um lado, ora para outro.

110 volts

No Brasil, essa oscilação de polaridade se dá a 60 Hertz (60 vezes por segundo) e a uma tensão de 110 volts.

Quando falamos instalação elétrica residencial, as tomadas têm a diferença de potencial entre dois (ou mais) pinos. Essa tensão pode ser de 127 volts ou 220 volts, dependendo da concessionária que abastece a região. O equipamento usado para medir a tensão elétrica é chamado de Voltímetro.

A Corrente Contínua (CC)
A corrente contínua, abreviada pela sigla “CC” ou do termo em inglês Direct Current (DC), é todo tipo de corrente que, quando percorrida em um circuito, não altera seu sentido de circulação.