Qual é o símbolo da corrente contínua?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Corrente contínua (CC)

A Corrente Contínua (CC)
A corrente contínua, abreviada pela sigla “CC” ou do termo em inglês Direct Current (DC), é todo tipo de corrente que, quando percorrida em um circuito, não altera seu sentido de circulação.

Em sua maioria, os Multímetros digitais são separados para medir grandezas em corrente contínua (DC ou CC, cujo símbolo é um traço reto reto contínuo e outro paralelo e tracejado) e em corrente alternada (AC ou CA, cujo símbolo é um “til”).

O símbolo de corrente alternada é conhecido mundialmente como AC, um acrônimo em inglês de alternating current.

Todos os aparelhos que funcionam por meio de pilhas e baterias utilizam a corrente contínua. Além disso, circuitos de baixa tensão, como os carregadores de celulares, computadores e lâmpadas, também fazem uso desse tipo de corrente.

Ampère, símbolo da corrente elétrica e sua intensidade, é representado pela letra A. Ohm, responsável pela medida dos resistores, representado pelo símbolo Ω. Volt mede a diferença de potencial entre dois pontos de um circuito, e é representado pela letra V.

Tensão alternada: VCA, ACV, VAC ou V juntamente com o símbolo ~ sobre ele. Tensão contínua: VCC, DCV, VDC ou V com duas linhas sobre ele, uma tracejada e outra contínua. Corrente contínua: DCA, ADC ou A com duas linhas sobre ele, uma tracejada e outra contínua.

A unidade de medida da tensão elétrica é Volt, representado por V, em homenagem a Alessandro Volta. Podemos calcular a tensão elétrica de diversas formas, mas a fórmula mais utilizada é a da primeira lei de Ohm. A corrente elétrica é o deslocamento das cargas elétricas resultado da diferença de potencial elétrico.

A fórmula da amperagem é a seguinte: i = V/R, onde: i é a corrente elétrica (Ampères);

As expressões utilizadas em alguns instrumentos de medidas parecem confusas, pois se originam da língua inglesa, por isso DCV significa tensão em corrente contínua (direct current voltage).

Uma das diferenças entre as duas correntes elétricas, é que enquanto na contínua os elétrons movem-se em um único sentido, na alternada há elétrons que variam constantemente de direção.

Em resumo, a diferença entre as duas tensões está na capacidade de transmitir energia para locais distantes, já que a corrente alternada possui uma voltagem muito mais alta e consequentemente um maior alcance do que a contínua.

– Por que uma bateria de 12 volts não nos “dá choque” quando tocamos os seus bornes? – Porque para que haja alguma corrente que implique risco para o nosso corpo é necessário uma diferença de potencial (voltagem ou tensão) muito maior – cerca de 50 volts pelo menos se estivermos com a pele seca e intacta.