Qual corrente Nikola Tesla inventou?

Perguntado por: ofogaca9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

corrente alternada

Uma das contribuições mais significativas de Tesla foi o desenvolvimento da chamada corrente alternada (AC), tipo de corrente elétrica variável no tempo que pode ser transmitida por longas distâncias.

corrente alternada

Defensores da corrente alternada: Nikola Tesla.

  • Ottó Bláthy
  • William Stanley

Alessandro Volta

A corrente contínua foi desenvolvida em 1800 pelo físico italiano Alessandro Volta. Contudo, à época, a natureza do fluxo de corrente ainda não era bem compreendida. Foi físico francês Ampère que conjecturou que a mesma fluía em uma direção: do positivo para o negativo.

Em 1887, Nikola Tesla inventou um motor elétrico que funcionava por indução eletromagnética. Como veremos, esse motor funcionava por correntes alternadas e provou-se simples, prático e de fácil manutenção.

Nikola Tesla

No fim do século XIX, quando a eletricidade ainda ganhava seus primeiros usos, o mundo se dividia entre dois tipos de corrente elétrica: a contínua (CC), defendida por Thomas Edison, e a alternada (CA), de Nikola Tesla.

Tesla foi responsável pela criação da corrente alternada, modelo em que as cargas elétricas têm o sentido invertido periodicamente, permitindo a transmissão de energia por longas distâncias. Já Edison acreditava numa maior eficiência da corrente contínua, na qual não havia variação no sentido das cargas elétricas.

A principal diferença entre corrente alternada e contínua reside no fato de que a corrente contínua (CC) não altera o seu sentido de circulação dentro do circuito elétrico. Por outro lado, temos que a corrente alternada (CA) consegue alterar seu sentido. Essa é a diferença básica entre elas.

Thomas Edison

Em 1879, Thomas Edison inventou a lâmpada elétrica.

A corrente alternada (CA ou AC – do inglês alternating current) é uma corrente elétrica caracterizada por sua intensidade e direção que variam periodicamente – ao contrário da corrente contínua –, sendo capaz de ser transportada por longas distâncias, portanto, sendo a mais utilizada em grandes potências.

A corrente contínua pode ser aplicada em circuitos de baixa tensão, como em pilhas e baterias ou para percorrer circuitos internos de aparelhos elétricos.

A Guerra das Correntes (ou Batalha das Correntes) foi uma disputa ocorrida nos Estados Unidos durante o século XIX pela utilização da corrente contínua para distribuição de eletricidade, defendida por Thomas Edison, em contraposição à corrente alternada, defendida por George Westinghouse e Nikola Tesla.