Qual é o estado que mais consome café no Brasil?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.4 / 5 3 votos

São Paulo

São Paulo é disparada a cidade em que seus habitantes mais consomem café no Brasil. Não à toa, a megalópole mais populosa do país comercializa cerca de 25 milhões de xícaras da bebida por dia. Além disso, os paulistanos também são os que mais bebem café fora de casa. Em segundo lugar, está a região nordeste do país.

Mato Grosso

No âmbito nacional 3,8 xícaras é o consumo diário de café. Mas, regionalmente, essas médias são bem distintas. Mato Grosso é disparado o estado onde se encontram os maiores consumidores de café, com uma média de 7,1 xícaras por dia.

Regiões que mais consomem café no Brasil
Com 45% do total do consumo nacional, a região Sudeste é a primeira do ranking. Em segundo lugar, vem o Nordeste, com 22% de todas as compras realizadas no país. O Sul do Brasil entra na terceira colocação da lista, com 17% de todo o consumo.

Vale ressaltar que o Brasil é o maior consumidor de cafés nacionais. Quando analisado o consumo per capita, observa-se que, em 2021, ele foi de 6,06 kg por ano de café cru e 4,84 kg por ano de café torrado.

Com relação ao consumo per capita, o destaque fica para Finlândia, que ocupa o primeiro lugar entre os consumidores adultos, com uma média de 12kg por habitante, segundo dados da OIC.

O Brasil é o segundo maior consumidor de café no mundo, atrás somente dos Estados Unidos.

MINAS GERAIS

MINAS GERAIS: localizado na região Sudeste, Minas Gerais é o maior estado produtor de café do Brasil, responde por cerca de 50% da produção nacional e é uma das principais fontes de cafés especiais do país.

Brasil

Última atualização em 3 de agosto de 2023 às, 14h18. O Brasil é amplamente reconhecido como o maior produtor de café do mundo. Com uma longa tradição e uma indústria cafeeira robusta, o país exerce um papel fundamental no mercado global de café.

Brasil

Surpreendendo a poucos, o maior produtor de café do mundo segue sendo o Brasil, número 1 tanto na produção quanto na exportação. Segundo dados e números do Sumário Executivo do Café, de abril de 2022, a produção cafeeira no Brasil para o ano está estimada em cerca de 55,7 milhões de sacas de 60kg.

Além de ser o maior produtor, como era de se esperar, o Brasil também é o maior exportador de café do mundo. Segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café no Brasil (Cecafé), no ano de 2022 foram 39.404.226 sacas exportadas, gerando uma receita de cerca de 9 bilhões de dólares.