Qual é o dia mais longo do ano no Brasil?

Perguntado por: nsalgado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

21 de dezembro de 2022

Os brasileiros terão o dia mais longo do ano neste 21 de dezembro de 2022. O acontecimento será nos países do Hemisfério Sul que passarão pelo solstício de verão. Esse fenômeno marca o início do verão, estação do ano com temperaturas mais altas e com mais chuvas.

O inverno no Hemisfério Sul do planeta Terra terá seu início nesta quarta-feira (21/6), às 11h57, e se estende até o dia 23 de setembro. O fenômeno do Solstício de Inverno marca o início da estação com a noite mais longa do ano no Brasil. 17:40 - 19/06/2023 Quando começa o inverno em Minas Gerais?

21 de junho

Atualmente o início do inverno ocorre no dia 21 de junho, podendo ocorrer também no dia 20. Essa mudança de data está relacionada, em primeiro lugar, à precessão dos equinócios, que resulta no movimento dos pontos dos equinócios em relação às estrelas.

Ao todo, serão 13 horas e 24 minutos seguidos de luz solar.

Neste dia 20 de março ocorre o equinócio de outono no hemisfério sul, época em que a duração do dia é aproximadamente igual à duração da noite. Com o passar do tempo, os dias vão ficando menores e as noites maiores até o solstício de inverno que em 2023 será no dia 21 de junho, às 11h58 (hora legal de Brasília).

Conforme os dias vão passando, a duração do dia e da noite mudam. É por esse motivo que no início do verão demora mais para escurecer, pois os dias são maiores, enquanto no início do inverno anoitece mais cedo, pois as noites são maiores.

É entre os dias 20 e 21 de Junho de cada ano, quando o sol atinge a sua máxima distância da Terra, no chamado afélio. Nesse ponto, devido à inclinação do eixo da terra em relação à sua trajetória ao redor do sol – movimento de translação – ocorre a menor incidência de luz solar de todo o ano no hemisfério sul da Terra.

Para o Hemisfério Norte, acontecerá em 21 de junho de 2023. No Hemisfério Sul, as estações são invertidas.

A temperatura mais baixa já registada na Terra diretamente por termômetros posicionados no solo foi de −89,2 °C em 21 de julho de 1983 na Estação Vostok, uma base científica na Antártida considerada o polo do frio.

22 de dezembro

Esta terça-feira, 22 de dezembro, marca o início do verão no Hemisfério Sul e do inverno no Hemisfério Norte. O dia do início da estação é chamado de solstício de verão. Hoje é o dia mais longo do ano.

A tarde desta quarta-feira (21) marcou a última mudança de estação de 2022. A data, conhecida como solstício de verão, marca também o dia mais longo e a noite mais curta do ano.

Esta quarta-feira (21) terá a noite mais longa do ano. Esse fenômeno acontece devido ao solstício de inverno, que marca o primeiro dia da estação no Brasil. Consequentemente, hoje também é o dia mais curto do ano.

A Terra está acelerada
Até 2020, o dia "mais curto" registrado havia acontecido em 5 de julho de 2005, com duração de 1,0516 milissegundos a menos que 24 horas.

Lapônia, Finlândia
A região da Lapônia se estende por países como a Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, mas é na Finlândia em que é chamada de terra do sol da meia-noite. No verão, a região recebe até mesmo festivais relacionados aos dias eternos, como o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite.

Em 21 de dezembro, como mostra o infográfico acima, o pôr do sol na Barra do Chuí ocorre 22 minutos depois do que em Capão da Canoa, no Litoral Norte, segundo dados do software de astronomia Stellarium.

No verão, o Sol nasce mais cedo e os dias ficam mais longos. No inverno, o Sol nasce mais tarde, os dias ficam mais curtos. Portanto, adiantamos o relógio em uma hora no verão para acordarmos mais cedo e aproveitarmos ao máximo a luz do dia.