Qual é o contrário de solstício?

Perguntado por: acavalcanti9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 11 votos

Em um Equinócio, podemos dizer que o período diurno tem a mesma duração do período noturno, ou seja, as 24 horas de um dia são divididas igualmente em duas partes.

Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que marcam o início das estações do ano. Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos relacionados ao movimento aparente do Sol (incidência de raios solares nos hemisférios) e ao início das estações do ano.

Solstício é um fenômeno da astronomia que marca o início do verão ou do inverno. Ocorre duas vezes por ano e está associado ao eixo de rotação da Terra, cuja posição é inclinada a 23,5° em relação ao seu próprio eixo. Durante os solstícios, o Sol permanece ao máximo da linha do equador.

O evento ocorre em consequência da inclinação no eixo da Terra, que resulta na incidência da luz solar diretamente sobre a faixa intertropical durante alguns períodos do ano. Como os dois hemisférios estarão postados igualmente perpendiculares em relação ao Sol, recebem a mesma quantidade e intensidade de luz solar.

Há apenas dois dias no ano em que o dia e a noite tem 12 horas cada. Nestes dias ocorre um fenômeno astronômico chamado de "equinócio". O prefixo "equi" em "equinócio" lembra a equivalência entre a duração do dia e da noite. Os dias de equinócio variam a cada ano, mas sempre ocorrem nos meses de março e setembro.

Os equinócios ocorrem em dois períodos do ano: nas proximidades do dia 21 de março, quando ocorre o equinócio de outono no hemisfério sul, e nas proximidades do dia 23 de setembro, quando ocorre o equinócio de primavera.

É entre os dias 20 e 21 de Junho de cada ano, quando o sol atinge a sua máxima distância da Terra, no chamado afélio. Nesse ponto, devido à inclinação do eixo da terra em relação à sua trajetória ao redor do sol – movimento de translação – ocorre a menor incidência de luz solar de todo o ano no hemisfério sul da Terra.

Esta quarta-feira (21) terá a noite mais longa do ano. Esse fenômeno acontece devido ao solstício de inverno, que marca o primeiro dia da estação no Brasil.

Tem referência no latim como aequinoctium, sobre a união de: aequus, interpretado como igual, e noctis, que indica a noite (também pode ser observado na forma latina nox), que significa igual noite. Assim, os equinócios são os períodos do ano em que a noite é igual ao dia.

O solstício ocorre em uma época do ano em que um hemisfério recebe mais luz solar do que o outro, devido ao ângulo de inclinação que a Terra possui em relação ao seu eixo.

21 de junho

Atualmente o início do inverno ocorre no dia 21 de junho, podendo ocorrer também no dia 20. Essa mudança de data está relacionada, em primeiro lugar, à precessão dos equinócios, que resulta no movimento dos pontos dos equinócios em relação às estrelas.