Qual é a maior estrela já registrada?

Perguntado por: evasconcelos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 19 votos

R136a1

Em termos de massa, o recorde atual pertence à estrela R136a1. Descoberta recentemente pelos cientistas, ela possui uma extrema densidade e está localizada na Nebulosa de Tarântula. Sua massa é 265 vezes maior que a do Sol e seu diâmetro, 15 vezes maior. Encontra-se a 165.000 anos-luz de distância da Terra.

Você saberia dizer qual é a maior “coisa” que existe no universo? Se for falar que é a língua da sua sogra, saiba que você está errado. Astrônomos dos EUA e da Hungria acabaram de identificar um anel resultante da explosão de raios gama que tem nada menos que 5 bilhões de anos-luz de diâmetro!

EBLM J0555-57Ab

Pouco maior do que Saturno e com massa 85 vezes superior à de Júpiter, o objeto celeste denominado EBLM J0555-57Ab é a menor estrela já identificada e medida (Astronomy & Astrophysics, no prelo).

Spica

A estrela Spica se encontra acima da faixa que expressa “Ordem e Progresso” e representa o Estado do Pará, que no ano de 1889 correspondia ao maior território acima do paralelo do Equador.

Sirius

Mas há astrônomos que descartam o Sol por considerarem apenas as estrelas observáveis à noite. Dessa forma, Sirius passa a ser a estrela mais brilhante. Sirius: A estrela Sirius é considerada, simultaneamente, a segunda estrela mais brilhante e a mais brilhante do céu noturno.

É difícil dizer com certeza qual é a maior estrela do universo, mas, até o momento, o título pertence a UY Scuti. Trata-se de uma estrela supergigante vermelha na constelação de Scutum, o Escudo.

Alfa Centauri

A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.

As Plêiades (Messier 45), conhecidas popularmente como sete-estrelo e sete-cabrinhas, são um grupo de estrelas na constelação do Touro.

Júpiter

Com seus 12,7 bilhões de anos, o PSR B1620-26 b é o mais velho planeta conhecido. Ao que parece, esse gigante gasoso com uma massa 2,5 vezes superior à de Júpiter, sempre existiu. Nosso universo tem 13,8 bilhões de anos, somente 1 bilhão de anos mais antigo.

Com massa 196 vezes maior que o nosso Sol, a R136a1 é um dos corpos celestes mais pesados do universo.

O multiverso é um termo que os cientistas usam para descrever a ideia de que além do universo observável, outros universos também podem existir.

VY Cma

A VY Cma é classificada na categoria de “estrelas hipergigantes”, que são consideradas muito raras pelos astrônomos. Ela possui um comprimento de três bilhões de km, o equivalente a nove vezes a distância entre a Terra e o Sol, sendo 2100 vezes maior que o próprio Sol.

Estima-se que a nossa galáxia, a Via Láctea, possui de 200 a 400 bilhões de estrelas. As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas.

Afinal, quantas galáxias existem no universo? O Hubble revelou cerca de 100 bilhões de galáxias ao longo de suas operações.

Hoje, dia 30 de março de 2022, foi revelada a última descoberta feita pelo telescópio Hubble. É a estrela Earendel que se encontra a 12,9 bilhões de anos-luz...

O Sol é uma das 200 bilhões de estrelas da Via Láctea situadas em um dos seus braços. Ele, ou melhor, o Sistema Solar todo, ficam girando ao redor do núcleo e, apesar de não sentirmos, vamos a uma alta velocidade de 230 km/s. São 230 milhões de anos para completar um ano galáctico, ou seja, uma volta completa.