Qual é o planeta que parece uma estrela?

Perguntado por: rdantas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

Vénus

Vénus atinge seu brilho máximo algumas horas antes da alvorada ou depois do ocaso, sendo por isso conhecido como a estrela da manhã (Estrela-d'Alva) ou estrela da tarde (Vésper); também é chamado Estrela do Pastor.

Kepler-186f – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Planeta (03:00 – 07:00). O planeta Júpiter é visível perto do horizonte leste, na região da Constelação Ocidental de Áries.

Para ver Vênus em seu brilho mais deslumbrante neste mês, tudo o que você precisa fazer é olhar para o noroeste após o pôr do sol. Exatamente a que altura está acima do horizonte e, portanto, a que horas da noite é visível, depende da localização exata do planeta. Até agora, 2023 foi o ano de Vênus.

Dos cinco planetas visíveis a olho nu, Vênus pode ser considerado o mais fácil de ser contemplado, mesmo no céu com poluição luminosa. Vênus é considerado não só o planeta mais fácil de ser observado a olho nu de todo o Sistema Solar, como também o planeta mais fácil de ser localizado no céu.

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle.

Tau Ceti

Há muitas estrelas que são bem parecidas com o Sol na galáxia, mas não é fácil encontrar uma que seja de fato uma gêmea do Sol. No entanto, encontramos e a estrela se chama Tau Ceti, sendo considerada quase uma irmã perfeita da nossa estrela.

O SkyView é um aplicativo que permite ver planetas, estrelas e constelações que estão ao seu redor apenas apontando a câmera do aparelho. Disponível para iPhone (iOS) e Android, o app permite ainda acompanhar fenômenos astronômicos e possui diversas ferramentas para personalizar a visualização.

Para quem gosta de olhar para o céu, em 2023 ainda teremos um eclipse solar anular (visível em boa parte do país), um eclipse lunar parcial e chuva de meteoros.

Júpiter será visível de madrugada, imerso no brilho da aurora, muito próximo ao horizonte leste, pouco antes do nascer do Sol. Saturno aparecerá como uma estrela alaranjada de primeira magnitude, na direção norte, por volta das 22-23h.

Sirius

Sirius, da constelação de Cão Maior, é a estrela mais brilhante do céu noturno visível a olho nu. O nome do astro vem do grego “seirios”, que significa “brilhante”. A estrela Sirius é também uma das mais próximas da Terra, situada a apenas 8,6 anos-luz.

Saturno, Netuno, Júpiter, Urano e Mercúrio estarão visíveis no céu noturno oriental nas primeiras horas deste 17 de junho. Nas primeiras horas de sábado, 17 de junho de 2023, um alinhamento de Saturno, Netuno, Júpiter, Urano e Mercúrio será visível no céu noturno oriental.

Através dos telescópios podemos ver quatro pontos brilhantes ao lado de Júpiter. Vez ou outra é possível observar o trânsito (eclipse) de algumas dessas luas pelo disco do planeta. Júpiter estará visível no céu durante as observações até outubro de 2019 e só voltará a ficar visível a partir de junho de 2020.

Vênus é o segundo objeto mais brilhante do céu, perdendo apenas para a Lua. Ainda assim, você terá que procurar por ele no final da tarde ou da madrugada. Por isso, ele é conhecido tanto como Estrela da Manhã (quando é visível antes do nascer do Sol) quanto como Estrela Vespertina (quando visto após o pôr do Sol).

As estrelas mais proeminentes perto do nosso satélite natural serão Nunki (mag 2.0) de Sagitário e Deneb Algedi (mag 2.8) de Capricórnio. Para ter certeza de qual objeto celeste você está olhando, use o aplicativo Sky Tonight. Agora, vamos examinar melhor os planetas perto da Lua este mês.