Qual é a forma de uma estrela?

Perguntado por: imarinho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Elas têm formato esférico, são brilhantes e muito quentes, devido à fusão nuclear que acontece dentro delas.

Elas são, na verdade, esferas gigantes compostas de gases que produzem reações nucleares de fusão, mas, graças à gravidade, podem se manter vivas (sem se explodir) por trilhões de anos.

“Segundo o professor Enos Picazzio, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), isso acontece por culpa da gravidade. “É essa força a responsável por manter a matéria unida.

As estrelas variam em tamanho, sendo no mínimo 70 vezes a massa de Júpiter até supergigantes como Betelgeuse, na constelação de Orion, que tem um diâmetro aproximadamente 650 vezes maior do que o Sol – cerca de 0,9 bilhão de quilômetros.

As estrelas parecem ser exclusivamente brancas a primeira vista. Mas se olharmos cuidadosamente, podemos notar uma faixa de cores: azul, branco, vermelho e até dourado.

As estrelas são grandes esferas formadas por plasma aquecido a milhares de graus. Seu formato deve-se à sua gravidade, que aponta em direção ao núcleo da estrela. As estrelas são grandes esferas de plasma que são alimentadas pela fusão nuclear. Estrelas são grandes esferas de plasma, mantidas por sua própria gravidade.

Polaris

As estrelas circumpolares girando ao redor do polo celeste norte. Note que Polaris, a estrela mais brilhante próxima ao centro, quase não se move.

Estrelas são estruturas gasosas compostas majoritariamente por hidrogênio e hélio e quase perfeitamente circulares em razão do seu grande campo gravitacional em todas as direções do espaço. A origem das estrelas ocorre dentro das nebulosas.

O brilho das estrelas surge durante o processo de fusão do hidrogênio em hélio, que libera grandes quantidades de energia na forma de radiação eletromagnética.

Só podemos ver as estrelas porque sua luz caminhou pelo espaço e chegou até nós, porém, quando estamos falando do espaço, devemos considerar milhões e milhões de quilômetros! Isso significa que a luz poderá demorar muitos anos para percorrer essas distâncias!

As estrelas piscam no céu noturno por causa de turbulências ocorridas na atmosfera, de uma forma simplista a imagem de uma estrela é basicamente um ponto de luz no céu. Quando há um desequilíbrio na atmosfera (agitação), a luz da estrela recebe um desvio para vários rumos diferentes.

R136a1

Em termos de massa, o recorde atual pertence à estrela R136a1. Descoberta recentemente pelos cientistas, ela possui uma extrema densidade e está localizada na Nebulosa de Tarântula. Sua massa é 265 vezes maior que a do Sol e seu diâmetro, 15 vezes maior. Encontra-se a 165.000 anos-luz de distância da Terra.

Fazendo uma vez mais apelo a cálculos teóricos podemos saber que uma estrela com uma massa igual a metade do valor da massa do Sol terá um tempo de vida de 51 mil milhões de anos; uma estrela como o Sol poderá viver 10 mil milhões de anos ao passo que uma estrela com uma massa dez vezes superior à do Sol viverá apenas ...