Qual é a cor do céu?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 4 votos

azul

O céu é azul porque a luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, é refratada e atinge os átomos dos gases oxigênio e nitrogênio, que a dispersa em todas as suas cores, com seus respectivos comprimentos de onda, refletidos por essas partículas. A cor que se dispersa e é mais bem refletida é a azul.

Quando o céu está com cerração, névoa ou poluição existem partículas de tamanhos maiores que dispersam igualmente todos os comprimentos de onda da luz, por isso, o céu fica com uma cor mais branca, devido à associação das cores. É por esse motivo, também, que as nuvens são brancas.

A atmosfera do planeta Terra é a responsável por dar cor ao nosso céu. Formada principalmente por nitrogênio (78%) e oxigênio (21%), ela espalha a luz em todas as direções pelos gases e partículas no ar.

Isso ocorre porque a luz do Sol não está presente para iluminar a atmosfera. Durante o dia, a luz solar é espalhada pela atmosfera, e a luz azul é dispersa com mais eficiência do que outras cores do espectro. À noite, no entanto, o Sol está do outro lado do planeta, e a luz solar não pode alcançar a atmosfera.

A cor dos céus escuros
Se você olhar para o céu noturno, obviamente está escuro, mas não totalmente preto. Sim, existem as estrelas, mas o próprio céu noturno brilha. Isso não é poluição luminosa, mas a atmosfera brilhando naturalmente.

incolor

Durante muito tempo a água foi considerada uma substância incolor. Mas a ciência já provou que, apesar dessa impressão quase universal, na verdade a água é transparente e possui um tom ligeiramente azulado.

A luz do Sol que vemos no céu parece branca, mas, na verdade, essa cor branca é formada pela união de todas as cores do arco-íris. Isso pode ser visto na figura a seguir, em que a luz branca passa por um prisma e ocorre a sua decomposição nas seguintes cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

As diferentes cores da água do mar
A presença de areias geram águas com tons amarronzados e a presença de plânctons (microorganismos marinhos) geram tons esverdeados. No oceano aberto, bem longe da costa, as águas são de um azul profundo, quase roxo, porque quase não existem partículas em suspensão.

A lua cheia muda de cor conforme se eleva no céu. No nascente apresenta-se amarelada e depois, quando já se encontra elevada no céu, é branca. Durante um eclipse total, a Lua pode se apresentar com uma variedade de cores en- tre marrom e amarelo. Discutimos as razões pelas quais a lua cheia exibe cores variadas.

Segundo o meteorologista César Soares, da Climatempo, a passagem da frente fria aliada à poluição e o ar muito seco faz com que a concentração de poluentes fique bem presente nas camadas da atmosfera. "Essa poluição quando entra em contato com a frente fria dá essa tonalidade puxada para o roxo.

“Isso acontece por causa dos pigmentos amarelos presentes na matéria orgânica de algas e vegetais. Ao misturar azul com amarelo, surge o verde”, disse o oceanógrafo Luís R. Tommasi, da USP, à Superinteressante. A areia amarelada também pode influir.

branco

Portanto, o Sol é branco. Os tons de amarelo e vermelho que enxergamos ao olhar para o Sol surgem por causa da dispersão dos raios solares ao adentrarem a atmosfera.

O céu laranja e rosa
Assim a luz precisa percorrer um caminho maior, interagindo com mais partículas da atmosfera que permitem a refração de ondas de luz mais longas, como o vermelho. Apesar de estranho, o céu rosa é um fenômeno que também pode indicar que a chuva está chegando.

Poluição e partículas na atmosfera
A presença de partículas em suspensão na atmosfera, tais como poeiras, aerossóis, fumaça ou poluentes, pode afetar a cor do céu durante o pôr do sol. Estas partículas podem dispersar e filtrar a luz, o que pode intensificar os tons laranja e avermelhados do céu.