Quem comemora o solstício?

Perguntado por: acapelo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 13 votos

Na Suécia o solstício de verão é mais comemorado do que o Natal.. Uma de suas características mais tradicionais é as danças em círculo ao redor do majstången (mastro de maio), um mastro colocado no centro da aldeia. Quando o mastro é erigido, são atiradas flores e folhas.

Em algumas partes do mundo, durante o Solstício de Inverno do Hemisfério Norte, festeja-se o Yule, também conhecido como Festival das Luzes. Nessa tradição, de origem germânica / escandinava, os participantes comemoram o início do inverno acendendo velas, fogueiras e tochas, em homenagem ao começo de um novo ciclo!

O solstício de verão é um evento astronômico em que a Terra recebe a maior quantidade de raios solares e são, consequentemente, o dia mais longo e a noite mais curta do ano. Esse momento marca o início do verão, a estação mais quente.

Lá, como em muitos países europeus, o solstício pagão foi cooptado pelo cristianismo e renomeado como Dia de São João. Ainda assim, em muitas aldeias do norte do país, os ritos antigos ainda são celebrados. Um dos rituais mais antigos é chamado de Klidonas, e envolve virgens locais coletando água do mar.

Solstício é um fenômeno da astronomia que marca o início do verão ou do inverno. Ocorre duas vezes por ano e está associado ao eixo de rotação da Terra, cuja posição é inclinada a 23,5° em relação ao seu próprio eixo. Durante os solstícios, o Sol permanece ao máximo da linha do equador.

Hoje, as celebrações “vikings” do solstício de verão são populares entre residentes e turistas da Islândia. Na Mitologia Eslava, Kupala é a deusa polonesa das ervas, feitiçaria, sexo e do verão. Ela é também a Mãe d'Água, associada às árvores, ervas e flores. Sua celebração ocorre durante o solstício de verão.

Festa junina não é uma festa tipicamente brasileira, ocorre em vários países e é relacionada com a festa pagã do solstício de verão na Europa ou do inverno no Brasil, celebrada em 24 de junho, segundo o calendário juliano, e depois cristianizada na Idade Média como "Festa de São João".

No hemisfério sul é o maior dia e menor noite do ano. Analogamente, o hemisfério norte tem o menor dia e a maior noite entre os dias 20 e 21 de dezembro. O fenômeno do Sol atinge o extremo sul entre os dias 20 e 21 de dezembro é denominado solstício.

O solstício ocorre em uma época do ano em que um hemisfério recebe mais luz solar do que o outro, devido ao ângulo de inclinação que a Terra possui em relação ao seu eixo.

Solstício de inverno é um fenómeno astronómico que marca o início do inverno. Ocorre normalmente por volta do dia 21 de junho no hemisfério sul e 21 de dezembro no hemisfério norte.

Quem inventou o solstício? Eratóstenes, vivendo em Alexandria, descobriu em suas leituras — era diretor da Biblioteca de Alexandria — que, no solstício de verão (por volta de 21 de junho, no hemisfério norte) ao meio dia, o Sol se localizava no zênite na cidade de Assuã.