Qual é o colesterol bom?

Perguntado por: dsoares . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.8 / 5 8 votos

O colesterol HDL é uma lipoproteína de alta densidade, conhecido popularmente como colesterol “bom” que nos protege do LDL (colesterol “ruim”).

O HDL é conhecido como o 'colesterol bom'. Em quantidades adequadas, ele protege as artérias e dificulta a entrada do LDL. O LDL é conhecido como 'colesterol ruim' ou 'mau colesterol'. O excesso dele pode aumentar a chance dos problemas cardiovasculares citados acima.

A LDL carrega o colesterol do fígado para as artérias. Dessa forma, quanto mais alto LDL-colesterol, ou seja, o colesterol carregado pelas LDL, e mais baixo o HDL-colesterol (aquele carregado pelas HDL) maior será o risco de doenças cardiovasculares, o contrário com raríssimas exceções também é verdade.

Quanto mais elevado o nível de LDL, maior é o risco de desenvolver uma doença cardíaca. Para a maioria das pessoas, o ideal é que a taxa de LDL fique abaixo de 130 mg/dl. Lipoproteínas de alta densidade (HDL) ou colesterol “bom” - ajuda a remover o excesso de colesterol do sangue.

Existem 3 tipos de colesterol que são frações do colesterol total: Lipoproteínas de Baixa Densidade (LDL), Lipoproteínas de Alta Densidade (HDL) e a Lipoproteínas de Muita Baixa Densidade (VLDL).

Valores de referência de colesterol total
De acordo com a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), os valores ideais para o colesterol total e o HDL são: Colesterol total: abaixo de 190 mg/dL; HDL: acima de 40 mg/dL.

Quando o colesterol bom apresenta-se muito baixo, o risco de doenças cardíacas em 10 anos aumenta na mesma proporção. Atualmente, com o aumento da ingestão de comidas processadas e gordurosas, já são observadas estrias de gordura na artéria de recém-nascidos, devido à dieta errada das mães.

Colesterol LDL (ruim):
Indivíduos com 1 ou 2 fatores de risco (como tabagismo, pressão alta, obesidade, diabetes e outros): até 100 mg/dl. Pessoas com alto risco cardiovascular e vários fatores de risco: até 70 mg/dl.

“Geralmente, para as pessoas sem antecedentes e sem fatores de risco, objetiva-se níveis de LDL < 130 mg/dL. Para pacientes com risco intermediário de infarto e AVC, os níveis ideais são LDL < 100 mg/Dl.

A LDL é o chamado “colesterol ruim” porque está associada com o maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares. “O ideal é que sua taxa sanguínea fique abaixo de 130 mg/dl”, afirma a especialista. A HDL é o “colesterol bom”, que ajuda a remover o excesso de colesterol do corpo, favorecendo sua excreção.

Existe um nível considerado dentro da normalidade (colesterol total, que é a soma do LDL e HDL inferior a 200mg/dL), entretanto, o colesterol baixo — com índices menores do que 160mg/dL — também pode ser muito prejudicial à saúde.

A concentração sérica de triglicerídeos pode ser estratificada em termos de percentis da população e / ou risco coronariano: Normal – <150 mg / dL (1,7 mmol / L) (3).

30 mg

Colesterol VLDL
O valor ideal de VLDL é até 30 mg/dl e alto quando está acima de 40 mg/dl. Caso o resultado do exame seja entre esses referenciais, o exame é tido como normal, porém não é ideal, já que pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.