Qual é o advérbio de feliz?

Perguntado por: daraujo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

felizmente (advérbio) -

feliz (adjetivo) -

Advérbios de modo: bem, mal, rapidamente, loucamente, melhor, pior, assim, com calma, felizmente etc (geralmente, palavras terminadas em “-mente” são advérbios de modo)

Os advérbios variam em grau, podendo ser analítico ou sintético.

→ Advérbio de modo
Ajuda a especificar a maneira como a ação dos verbos foi feita. São palavras como “bem”, “mal”, “melhor”, “pior”, “devagar”, “rápido”, entre outras. Quando se acrescenta o sufixo –mente a muitos adjetivos, estes passam a ser advérbios de modo.

Segundo o dicionário, felicidade é o estado de quem é feliz, um sentimento de bem-estar e contentamento. Os filósofos associam a felicidade com o prazer, com os sentimentos e emoções. Segundo Aristóteles, a felicidade seria o equilíbrio e harmonia, e a prática do bem.

1 triste, infeliz, desanimado, deprimido, tristonho, descontente, desgostoso, desconsolado, insatisfeito, choroso, macambúzio, melancólico, inconsolável, lamentoso, lastimoso, taciturno, sorumbático, aborrecido, malcontente, mofino, desalegre, injucundo, merencório.

O advérbio é a palavra que indica uma circunstância (modo, lugar, tempo). Ele pode modificar um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Exemplos: O vizinho fala alto. (alto é um advérbio que indica o modo como o vizinho fala)

Trata-se da mesma classificação semântica do advérbio, portanto. Exemplos de Advérbios em frases: Ele bebeu muito. Na frase acima o advérbio muito está intensificando o sentido do verbo BEBER, ou seja, é um advérbio de intensidade.

Advérbios de intensidade
São as palavras que ajudam a entender o quão intensa é a ação do verbo ou a característica do adjetivo. Os advérbios de intensidade mais comuns são muito, pouco, demais, bastante, mais, menos, entre outros.

Os advérbios classificam-se de acordo com a ideia que exprimem. Dentre estes temos os advérbios de afirmação que, de acordo com o próprio nome, são utilizados para afirmar algo. Os principais advérbios de afirmação são: sim, realmente, perfeitamente, efetivamente, incontestavelmente, certamente, deveras.

Advérbios de lugar: longe, perto, aqui, ali, lá, junto, acima, abaixo, embaixo, atrás, adiante etc.

A Norma Gramatical Portuguesa reconhece sete grupos de advérbios: de lugar, de tempo, de modo, de negação, de dúvida, de intensidade e de afirmação.

Advérbios interrogativos
Por se empregarem nas interrogações diretas e indiretas, os seguintes advérbios de causa, de lugar, de modo e de tempo são chamados INTERROGATIVOS: DE CAUSA: por que? Por que não vieste à festa? Não sei por que não vieste à festa.