Qual é a verificação de temperatura mais precisa?

Perguntado por: rbarbosa . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 11 votos

O indicado para situações em que há suspeita de febre é fazer a aferição com uso de um termômetro digital, que é encontrado facilmente nas farmácias e tem preço acessível. Basta seguir as instruções do fabricante, “zerando” o termômetro e colocando o aparelho sob a axila da pessoa examinada.

O termômetro analógico digital ou o termômetro infravermelho são considerados muito mais seguros, pois não causam nenhum dano em caso de quebra. Nós também nos referimos à segurança quando falamos em medir a temperatura de pessoas que podem ter um vírus, o que é contagioso.

É possível medir a temperatura em três locais do corpo:

  • Oral (na boca): coloca-se o termômetro sob a língua e, com os lábios, mantém-se o termômetro fixo, que deve ser mantido nessa posição durante três minutos.
  • Retal: para esse método, utiliza-se um termômetro retal. ...
  • Axilar (sob a axila): é o método mais utilizado.

A temperatura pode ser medida no tímpano (ouvido), na boca, na testa, na axila e no reto. O valor determinado pelo termómetro pode variar com o local. De uma forma simples, qualquer medição acima de 38ºC corresponde a febre. Ao realizar a medição, evite ambientes muito quentes.

Temperatura é a grandeza física que mede o grau de agitação térmica, ou energia cinética, translacional, rotacional e vibracional dos átomos e moléculas que constituem um corpo. Quanto maior for a agitação das moléculas, maior será a sua temperatura.

Também tenha em mente que entre a axila direita e a esquerda há diferenças que podem superar 1,4 ºC. Portanto, não se esqueça de medir a temperatura sempre do mesmo lado!

Termômetro digital
Você pode colocar o termômetro embaixo da axila, mas obterá uma leitura mais precisa se medir dentro da boca, onde ele deve ficar embaixo da língua.

Em média, considera-se 37ºC como temperatura oral normal, sendo a temperatura axilar 0,6ºC mais baixa e a retal 0,6ºC mais alta. D A temperatura axilar é considerada a via mais fidedigna quando comparada com a retal, sendo a mais utilizada nos atendimentos hospitalares.

As escalas de temperatura têm a função de medir a temperatura (grau de agitação das moléculas) de um corpo. A partir dessa medição, é possível determinar se o corpo está quente ou frio. No decorrer da história foram desenvolvidas diferentes escalas, atualmente são utilizadas apenas três: Celsius, Fahrenheit e Kelvin.

VALORES DE REFERÊNCIA
NORMALIDADE: 36°C a 37.2°C. ESTADO FEBRIL: 37.3°C a 37.7°C. FEBRE: 37.8°C Acima. Fonte: BRASIL, 2020.

Primeiro, um termômetro digital é mais preciso do que um termômetro de mercúrio. Isso significa que você pode obter uma leitura mais exata da temperatura. Além disso, um termômetro digital é mais seguro do que um termômetro de mercúrio, pois não há nenhum risco de derramar o mercúrio.

De modo geral, os infectologistas estabelecem os seguintes limites para caracterizar a febre em adultos e crianças acima de 1 ano: Normal: entre 36,0º C e 37,0 º C. Estado febril: entre 37,3º C e 37,8º C. Febre: acima 37,8º C.

O estado febril fica acima do normal do corpo, na faixa entre 37,3 e 37,8ºC, o que pode ser considerado como um tipo de febre baixa. Já a febre como sintoma costuma ser apontada a partir de 37,9ºC.

Vamos mencionar três escalas: a Celsius, a Fahrenheit e a Kelvin (ou absoluta). A escala Fahrenheit é muito usada em países de língua inglesa, principalmente Estados Unidos e Inglaterra.

O instrumento usual para monitorar variações na temperatura do ar é o termômetro. Talvez o mais comum seja o termômetro composto de um tubo graduado com líquido (normalmente, mercúrio ou álcool). Quando o ar se aquece, o líquido se expande e sobe no tubo; quando o ar se esfria, o líquido se contrai e desce.

Medida de temperatura
A temperatura é medida através do grau de agitação das moléculas de um sistema, sendo assim não podemos medi-la diretamente, precisamos estabelecer padrões observando as alterações dos objetos analisados, como os efeitos da dilatação térmica e a resistência elétrica.