Qual é a tapioca mais saudável?

Perguntado por: gcurado . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 17 votos

Com ingredientes selecionados, livres de agrotóxicos e conservantes, a Tapioca Orgânica da BeijuBom é uma ótima opção para quem se preocupa com a saúde. O resultado é um produto mais fresco, com os nutrientes preservados, além de não conter sódio.

1 – Para uma escolha mais saudável e natural, opte pelas tapiocas sem adição de sal e conservantes. 2 – Dê preferência para os produtos com data de fabricação mais próxima. Afinal, quanto mais fresco, melhor! Fique atento também à data de validade.

Aprenda a deixar sua tapioca mais saudável

  1. Adicionar sementes de linhaça ou chia na massa.
  2. Misturar ovo. Outro truque que melhora o índice glicêmico da tapioca é bater o ovo em duas ou três colheres de sopa da goma antes de levar para assar na frigideira. ...
  3. Rechear com outras proteínas.
  4. Colocar azeite.

De acordo com a nutricionista, que é doutora e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, quem quer evitar ganhar peso com o consumo de tapioca ou mantê-lo sob controle, deve optar por combinações que incluam ingredientes como queijos magros (cottage, muçarela, minas frescal), peito de peru, tomate e orégano.

Ideal para quem possui algum tipo de intolerância ou alergia a glúten, a tapioca pode ser uma excelente opção para um plano de alimentação balanceado, saudável e até mesmo dietas restritivas sem glúten.

“Em relação ao pão integral, a tapioca é inferior nutricionalmente. O pão integral tem uma boa quantidade de proteínas, fibras, é rico em minerais e vitaminas do complexo B, enquanto a tapioca nos oferece basicamente carboidratos”, comenta.

Qual a diferença entre goma de tapioca e tapioca? Muita gente se confunde sobre como chamá-la. Resumindo de forma bem simples, tapioca é o nome do prato final, no formato de uma panqueca. Ele é feito na frigideira usando a goma de mandioca, também chamado de goma de tapioca.

Este tipo de amido que não é digerido, ou seja, não é quebrado em forma de glicose, para ser absorvido pelo sangue. Entretanto, é preciso ficar atento a quantidade de ingestão da mesma, uma vez que ela possui carboidratos e dessa forma, pode aumentar os níveis de glicose no sangue em casos de alto consumo.

A quantidade recomendada de tapioca por dia é de apenas uma porção de 3 colheres de sopa de tapioca. Mais do que isso pode ocasionar o ganho de peso.

A tapioca pode ser incluída em qualquer horário do dia, desde que esteja em equilíbrio com as demais refeições.

Crepioca é mais saudável que tapioca? Ambas são alternativas bastante saudáveis, mas a crepioca possui mais proteínas e menos carboidratos do que a tapioca, sendo preferida em dietas para ganho de massa muscular ou perda de peso.

Comparativo: Em 100g de alimento, farinha de trigo e tapioca têm cerca de 360 calorias, igualmente; Equivalência para substituição: 2 fatias de pão integral (50g) equivalem a cerca de 3 colheres de sopa de tapioca.

Tapioca não emagrece e pode ser mais calórica que pão com manteiga. Para aqueles que estão interessados em perder peso, a tapioca pode acabar sendo mais uma vilã do que uma aliada. Famosa por substituir o pão francês, a tapioca possui um alto índice glicêmico, que fica ainda mais elevado com os recheios.

Assim, algumas possibilidades para substituir o pão do café da manhã são:

  1. Omelete. Esta opção pode ser preparada sem gordura e é uma boa oportunidade de se agregar proteína e legumes. ...
  2. Tapioca. A tapioca contém carboidrato de baixo índice glicêmico e libera os níveis de açúcar lentamente no sangue. ...
  3. Panquecas. ...
  4. Cereais.