Qual é a melhor época para plantar tomate?

Perguntado por: emodesto3 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 7 votos

Qual é a melhor época para plantar tomate? Na verdade, não existe época para plantar tomate, já que ele pode ser plantado durante todo o ano. As únicas restrições e cuidados necessários tem relação com a temperatura. Isso porque essa é uma planta que não tolera temperaturas extremas, como geadas ou extremo calor.

lua crescente

Frutos e grãos como tomates, café, trigo, soja e milho têm um excelente desenvolvimento nessa fase, por isso, é extremamente indicado o seu plantio nessa na lua crescente.

120 dias

A maioria das cultivares plantadas no Brasil é colhida com aproximadamente 110 a 120 dias após a germinação ou 90 a 100 dias do transplante (Figura 1). Fig. 1 - Cultura em ponto de colheita. Colheita manual de tomate - A colheita manual (Figura 2) é geralmente feita em duas etapas.

A pouca luminosidade prolonga a fase vegetativa do tomateiro, retardando a produção. Por outro lado, alta luminosidade antecipa o início da frutificação. A planta não é afetada, significativamente, pelo comprimento do dia, produzindo bem tanto em épocas com dias curtos como longos. Assim, o fruto floresce o ano todo.

O tomateiro SCS375 Kaiçara, desenvolvido pela Epagri/Estação Experimental de Itajaí (EEI), tem ótimo desempenho em abrigos de cultivo e nos sistemas de produção orgânica. Ele se destaca por ser menos suscetível a doenças foliares como requeima e mancha de cladosporium.

5 coisas que não devem ser feitas na Lua Minguante

  1. 1 – Não é o momento de iniciar algo inédito. ...
  2. 2 – Procedimentos estéticos para gerar sensação de volume. ...
  3. 3 – Isolar-se. ...
  4. 4 – Brigar. ...
  5. 5 – Dispense grandes eventos.

Para as regiões Sul e Sudeste, onde se registra um clima mais ameno, o cultivo deve ser feito entre agosto e janeiro, enquanto nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que marcam temperaturas mais altas, de preferência, é melhor plantar entre março e outubro.

Para cada fase há um tipo de rega é indicado. Para as mudas, receber água todas as manhãs propiciará um desenvolvimento mais rápido e saudável. Quando já estiver crescido, três vezes por semana é o suficiente. Aguar demais a planta pode encharcar suas raízes também, então é necessário cuidado com os excessos.

O tomateiro é uma planta anual, o que significa que produz frutos uma única vez. O seu ciclo de vida é o ciclo de produção, ou seja, de aproximadamente 90 dias.

O ideal é colocar as cascas de ovo na terra, misturado ao adubo químico de plantio, antes de plantar, com uma certa antecedência; pelo menos quinze dias antes. Outra forma de aplicação é abrir uma “vala rasa” em volta do pé de tomate, colocar um punhado do pó de casca de ovo, cobrir novamente com terra e regar.

O nitrogênio é um dos nutrientes mais importantes para o crescimento e para a alta produtividade do tomate. Afinal, essa cultura remove aproximadamente entre 2,2 kg e 2,4 kg de nitrogênio para cada tonelada de frutos produzidos.

Deite 2-3 aspirinas no buraco onde for plantar o tomateiro – podem ser inteiras ou partidas aos bocadinhos. Esta prática estimula o sistema imunitário da planta, mantém afastadas doenças como a ferrugem e também ajuda a produzir mais frutos. Também pode pulverizar as plantas com as aspirinas diluídas em água.

Já o tomate BRS Zamir apresenta uma peculiaridade genética que resulta em maior produtividade: um gene que estimula o grau de bifurcação dos cachos e aumenta em três vezes o número de flores e frutos por penca, em comparação aos outros materiais do mesmo segmento.

Os tomates plantados no final do inverno podem demorar um pouco mais para frutificar no verão, se este for o período de maior concentração de chuvas, onde você mora, como na região Sudeste e Centro Oeste.

Tomate é sensível à chuvas e umidade
Por sofrer muito com as chuvas – em solo úmido, a planta pega fungo com facilidade –, o tomate tem forte impacto no Índice de Preços ao Consumidor. Se chove demais na primavera, época em que começa a colheita, o tomate pode apodrecer no pé, um prejuízo e tanto para os produtores.

amaranto – ajuda a repelir insectos. dentes de leão – ajudam no crescimento dos tomates. borragem – melhora o crescimento e o sabor e repele os vermes do tomate.