Pode plantar chuchu direto na terra?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Você pode plantar sementes de chuchu diretamente na terra ou cultivar mudas em vasos antes de transplantá-las para o solo. Se plantar diretamente na terra, faça um buraco de cerca de 5 centímetros de profundidade e coloque uma semente de chuchu em cada buraco.

Portanto, a temperatura ideal para o desenvolvimento do chuchu fica entre 15°C e 28°C. E a melhor época para plantar chuchu é entre outubro e fevereiro, coincidindo com o período das águas e evitando as temperaturas mais baixas e os ventos fortes. Inclusive, ventos fortes são uma ameaça à produção.

A época ideal de plantio é de outubro a ~ fevereiro para os estados do Sul, de agosto ~ •.

25 centímetros

De sabor suave, o chuchu é utilizado na composição de saladas, refogados, recheios de tortas, suflês, sopas, doces e cremes. Para aqueles que não sabem, as raízes, que ficam a 25 centímetros de profundidade, também são comestíveis. É uma herbácea trepadeira, com caules flexíveis e grossos.

#SítioGilSat Recomendo plantar num local com alguma exposição ao sol, mas pouca, isto porque a “árvore” do chuchu gosta de sombra, assim elas desenvolve-se adequadamente e com frutos maiores e de melhor qualidade.

A colheita inicia cerca de 90 a 120 dias após o plantio e atinge o máximo de produção por colheita, a partir dos 150 dias do plantio.

Comercialmente tem uma duração de produção de 3 anos, mas em cultivo caseiro poderá durar muito mais. As flores do chuchuzeiro são brancas e pequenas, seguidas de frutos ovais, grandes de forma característica, na cor creme, verde-clara ou verde escuro, ambos com polpa dura com mucilagem.

O chuchu precisa de bastante água para se desenvolver, então é importante regar a planta pelo menos duas vezes por semana. É importante não encharcar o substrato, para evitar que as raízes da planta fiquem para fora da terra.

De modo geral, a lua crescente é a melhor fase para cultivos de plantas que crescem para fora da terra.

A doença - Antracnose em chuchu
A antracnose, causada pelo fungo Colletotrichum lagenarium, é a doença mais frequente e com maior potencial destrutivo no chuchuzeiro. O fungo pode infectar todos os órgãos aéreos da planta, mas é nas folhas e nos frutos que provoca os maiores danos (DOMINGUES et al., 2011).

Em geral, a necessidade diária de água por planta/ cova, considerando-se o espaçamento de plantio de 5 m x 5 m e regas por aspersão, é de 25 L a 100 L (1 mm dia-1) na fase inicial, aumentando a partir do rápido crescimento de ramas até a cobertura total da latada pelas plantas, quando atinge de 100 L a 250L (4-10 mm ...

O chuchu branco difere do verde por ter um tamanho menor e a coloração clara. É cultivado por pequenos agricultores, não sendo comercializado em grande escala. Esse "imperfeito" no formato, mas perfeito nutricionalmente é colheita de #quintal.

Para que serve o chá de folhas de chuchu? Possui ação diurética e, na forma de chá, o chuchu é eficaz no tratamento de problemas cardiovasculares, além de ser usado como anti-inflamatório. O chá feito com as folhas combate a hipertensão, mantendo a pressão arterial sob controle.

O espaçamento recomendado é de três metros entre um mourão e outro. Na espaldeira, deve ser feita uma malha com arame fino na distância de 1,80 metro do solo. O chuchu-semente germinado deve ser plantado ao lado de cada mourão. Fósforo e potássio são fundamentais para o desenvolvimento vigoroso do chuchuzeiro.

de abril

O chuchu se produz melhor em clima quente e úmido. Ele está entre as 10 hortaliças mais consumidas do Brasil. O chuchuzeiro não suporta temperaturas baixas, sendo que o ideal ficaria algo em torno de 18°C a 27°C.