Qual é a frequência de uma onda?

Perguntado por: egois6 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 17 votos

A frequência da onda é dada pelo número de oscilações que ela realiza a cada segundo. No Sistema Internacional, essa grandeza é medida em s-1 (inverso de segundo), que é equivalente a hertz (Hz). Por exemplo: uma onda de 20 Hz realiza vinte oscilações completas a cada segundo.

As características da onda são: amplitude (A), frequência (f), comprimento de onda (λ) e velocidade (v). Para calcular a velocidade da onda, basta utilizar a equação: v = λ. f. Para calcular a frequência da onda, basta utilizar a equação: f=1/T.

Velocidade da onda, frequência e comprimento de onda

Ordem de grandeza da frequência e símboloNome da frequência prefixada
103 Hz – 1 kHz1 Quilohertz
106 Hz – 1 MHz1 Megahertz
109 Hz – 1 GHz1 Gigahertz
1012 Hz – 1 THz1 Terahertz

A frequência é a velocidade que a corrente muda de direção por segundo. É medida em hertz (Hz), uma unidade de medição internacional onde 1 hertz é igual a 1 ciclo por segundo. Hertz (Hz) = Um hertz é igual a um ciclo por segundo.

Como já abordamos a frequência é o tempo de variação de um sinal em um segundo, e o período é o tempo levado para o término de uma única oscilação completa, a relação básica diz que as duas grandezas são inversamente proporcionais. Para realizar o cálculo através deste método utilizamos a seguinte fórmula: f = 1 / T.

Em física, a frequência consiste no número de ocorrências por unidade de tempo. Refere-se normalmente a oscilações de alguma propriedade, como por exemplo a corrente elétrica ou a posição de um corpo suspenso através de uma mola elástica.

Onda: é qualquer sinal que se transmite de um ponto para outro de um meio com velocidade definida (sem que haja transporte direto de matéria entre esses dois pontos). Tipos de ondas: ondas mecânicas (leis de Newton), ondas eletromagnéticas (equações de Maxwell), ondas de matéria (equação de Schrödinger).

Uma onda de 500 Hz, por exemplo, repete 500 ciclos em um intervalo de um segundo, enquanto que uma onda com frequência igual a 1000 Hz repete 1000 ciclos em um intervalo de um segundo.

ondas de rádio

As ondas de menor frequência são as ondas de rádio, e as de maior frequência são as que correspondem à radiação gama. Entre esses dois extremos do espectro eletromagnético existem outros tipos de ondas como as microondas, a radiação infravermelha, a luz visível, o raio ultravioleta e o raio X.

Ondulatória, frequência e período
Considera-se como período o tempo necessário para que uma onda saia de uma altura, como um pico ou um vale, por exemplo, e retorne a esta posição inicial. A frequência é o número de vezes que uma onda repete este movimento a cada segundo.

Essa é uma frequência que tem sido associada à estimulação do nosso lado intuitivo e espiritual, além de promover a cura emocional. A música com essa frequência também é conhecida por ajudar no alinhamento dos chacras e proporcionar uma sensação de paz e tranquilidade.

Vibração corporal: é causada por vibrações mecânicas que entram no corpo humano na faixa de freqüência de 0,1 a 80 Hz. Uma fonte típica de vibrações de corpo inteiro são os veículos, onde as vibrações são transferidas para o corpo humano através de assentos ou pisos.

110 Hz

Durante uma fala normal, a taxa de vibração das pregas vocais pode variar a uma razão de 2:1 (uma oitava). Freqüências típicas Homem: 110 Hz; Mulher: 220 Hz; Crianças: 300 Hz.

– Frequência:
É o número de oscilações de onda, por um certo período de tempo. A unidade de frequência do Sistema Internacional (SI), é o hertz (Hz), que equivale a 1 segundo, e é representada pela letra f. Então, quando dizemos que uma onda vibra a 50Hz, significa que ela oscila 50 vezes por segundo.

A frequência é representada pela letra f, e sua unidade de medida é o hertz (Hz), que equivale a quantidade de ciclos por segundo, assim se dizemos que uma onda vibra 60 Hz significa que ela oscila 60 vez por segundo.

Nós sabemos que a velocidade da luz é igual ao comprimento de onda dessa luz vezes a frequência. Então, se queremos descobrir o comprimento da onda, nós dividimos os dois lados pela frequência. O comprimento de onda vai ser igual à velocidade da luz, dividido pela frequência.