Quais são as radiações mais perigosas para a vida humana em curto prazo?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 20 votos

radiação beta

Beta: extremamente penetrante e energética, a radiação beta só consegue atingir o corpo humano caso seja ingerida ou aspirada; Gama: a falta de partículas em sua composição faz com que essa energia seja o tipo de radiação mais perigoso que existe.

As radiações alfa, beta e gama são perigosas, mas quando são devidamente empregadas podem ser úteis em diversas áreas de trabalho: na saúde é usada no tratamento de tumores cancerígenos, na indústria a radioatividade é utilizada para obter energia nuclear e na ciência tem a finalidade de promover o estudo da ...

Nesse post você encontrará:

  • O que é a Radiação.
  • A Radiação no nosso dia a dia.
  • Raios Ultravioletas.
  • Raios X.
  • Raios Alfa.
  • Raios Beta.
  • Raios Gama.
  • Raios Cósmicos.

Ao alterar as moléculas no ambiente altamente organizado da célula, a radiação ionizante pode afetar e danificar células. Dependendo da magnitude da dose, órgãos expostos e tipos de radiação, o dano celular causado por radiação ionizante pode causar doença aguda, aumentar o risco de desenvolver câncer ou ambos.

São tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e radiação gama.

raios gama

Os raios gama são os mais perigosos. Atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer. Este é o grande temor de quem vivia perto das usinas nucleares no Japão.

Um ser humano pode morrer em poucas horas se seu corpo inteiro for exposto à 50.000 milisieverts. Mas, Melzyner esclarece, como as doses são localizadas, “apenas a região onde está o tumor é atingida”. De acordo com Malzyner, o primeiro sintoma causado pelo envenenamento por radiação é a náusea.

Por sua vez, radiações como os raios ultravioleta, raios-x e até os raios gama, que são radiações de altíssima energia emitidos em tragédias nucleares tem grande potencial prejudicial para o corpo humano se não forem devidamente controladas.

partículas alfa

Qual a radiação mais fraca? Radiação alfa (α): também chamada de partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, sendo, portanto, núcleos de hélio.

As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.

Todos os dias, estamos expostos à radiação de diversas fontes e, apesar do senso comum dizer o contrário, não é prejudicial quando usada da maneira correta e controlada. Alguns exemplos de radiação são: ondas de rádio AM e FM, raios X, radiação infravermelha e ultravioleta, entre outras.

Radiação não ionizante
Eletrodomésticos, fontes naturais (raios e trovões). Ondas de TV, circuitos eletrônicos, bandas de AM e FM.

Radiação ionizante é um tipo de radiação que contém energia suficiente para ionizar átomos, ou seja, arrancar-lhes elétrons. Ela pode causar malefícios à saúde.

As três emissões radioativas naturais são: partículas alfa (2 prótons e 2 nêutrons), partículas beta (1 elétron) e radiações gama (radiação eletromagnética).

Os exemplos mais conhecidos de radiação são: luz visível, radiação infravermelha, micro-ondas e ondas de rádio.

Em ordem crescente de frequência, as ondas distribuem-se no espectro eletromagnético, classificando-se em: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios X e raios gama.