Qual é a droga que menos vicia?

Perguntado por: omaldonado . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.4 / 5 11 votos

Esses dados indicam que a cannabis é menos viciante que outras substâncias de uso frequente, como a nicotina, que tem uma taxa de dependência de 32%, a heroína, com 23%, a cocaína, com 17% e o álcool, com 15%.

São Paulo - Um estudo científico comparou os efeitos de sete drogas recreativas nos seres humanos e concluiu que a maconha é a menos mortal delas.

Heroína

Heroína. Os especialistas consultados por Nutt e sua equipe situaram a heroína como a droga mais viciante e lhe deram uma pontuação de 3 em 3. A heroína é um opiáceo que faz o nível de dopamina do sistema de recompensa do cérebro aumentar até 200% em animais de laboratório.

heroína

Qual a droga mais difícil de largar? Segundo informações de especialistas, a heroína também é uma das drogas mais difíceis de largar, por conta do fato de que a abstinência desse entorpecente é uma das mais intensas do mundo.

Por que alguns vícios são mais difíceis de largar do que outros?

  • Heroína.
  • Cocaína.
  • Nicotina.
  • Barbitúricos (sedativos, anestésicos, antiepilépticos)
  • Álcool.

Os cogumelos mágicos estão entre as drogas mais seguras do mundo — disse Adam Winstock, psiquiatra especializado em adicção e fundador da organização Global Drug Survey, em entrevista ao “Guardian”.

maconha

A mesma pesquisa aponta que a maconha é a droga mais consumida, com prevalência de 7,7%, mais do que o dobro da segunda colocada, a cocaína, com 3,1%. Nessa sondagem da Fiocruz, os entrevistados informaram que a média de idade do primeiro consumo de maconha foi de 14 anos.

O que corta o efeito da cocaína? Na verdade, não há nenhuma substância que consiga cortar os efeitos da cocaína de modo imediato. Em algumas situações, é possível apenas amenizar os sintomas. Por exemplo, o leite, apesar de não cortar o efeito da cocaína, pode ajudar muito o usuário desse entorpecente.

Em doses muito elevadas, a cocaína pode ser fatal. O indivíduo pode apresentar tremores, nervosismo, alucinações, delírios paranoides, insônia, comportamentos violentos, ansiedade extrema, pânico, entre outros.

Em geral, o tratamento caseiro se baseia no tripé: umedecer, lavar e diluir. Para se obter resultados, sugerimos a lavagem frequente da cavidade nasal com soro fisiológico, ingestão generosa de água para ajudar a diluir o muco e uso de umidificadores ou nebulizadores para evitar que o ar respirado fique ressecado.

O fentanil é uma droga opioide sintética extremamente poderosa. Pode ser aspirado ou injetado sozinho ou em combinação com outras drogas. O fentanil é 50 vezes mais forte que a heroína e 100 vezes mais forte que a morfina. Dessa forma, como essa droga é tão forte, você pode ter uma overdose e morrer a qualquer momento.

heroína

A heroína está no primeiro lugar da nossa lista de drogas mais viciantes, mas além da capacidade dela de tornar alguém viciado, ela é muito perigosa porque a dose que pode levar a morte é apenas 5x maior do que a dose usada normalmente.

Dentre os tipos de vícios mais comuns entre os jovens, podemos citar o alcoolismo e até mesmo o vício em celulares. No entanto, as drogas ilícitas também não podem ficar de fora desse contexto. Embora isso varie de indivíduo para indivíduo.

tabagismo

O tabagismo é um dos vícios mais comuns e banalizados do mundo. Apesar de ser legalizado, o cigarro é uma droga e pode causar diversas doenças. Consumir alimentos compulsivamente também é vício, e é considerado um transtorno, de acordo com a OMS.

Os benefícios que a maioria percebe sobre o uso das drogas são: o relaxamento, o prazer e a aceitação social por seus pares. As barreiras consideradas são a habituação e seus efeitos.

Descoberto no século XVI d.C. na Suíça, o láudano é uma das primeiras drogas feitas pelo homem. Em outras palavras, a substância foi sintetizada em laboratório e contém quase todos os alcaloides do ópio, como a morfina e codeína.