Qual é a diferença entre tristeza e depressão?

Perguntado por: dmoreira . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.8 / 5 2 votos

Duração - enquanto a tristeza dura algumas horas ou até alguns dias, a depressão, sem o tratamento certo, pode durar meses ou anos. Na verdade, uma pessoa é considerada com depressão quando a tristeza dura mais de duas semanas. Intensidade - a tristeza é um sentimento normal e não afeta a sua produtividade.

A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, desânimo, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.

É comum associarmos a depressão somente à tristeza e variações de humor, mas a doença também pode se manifestar na forma de sintomas físicos, como insônia, perda de apetite, ou dores de cabeça.

A depressão é uma doença. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células.

“Existe depressão sem tristeza, em que o que prevalece é a dificuldade de sentir prazer. Na depressão atípica, por exemplo, a pessoa responde bem aos estímulos que acontecem ao seu redor e pode genuinamente se sentir feliz e leve em alguns momentos.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto - Psiquiatria Paulista.

A depressão afeta o hipocampo, a amígdala e o córtex pré-frontal. Essas três regiões do cérebro respondem por funções importantes, como o processamento da memória, aprendizado, concentração e cognição.

Já a depressão se instala e se não for tratada pode piorar e passar por três estágios: leve, moderada e grave. Geralmente a pessoa pode apresentar dois ou mais dos seguintes sintomas: Apatia.

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Sinais e sintomas da depressão

  1. Sentimentos de tristeza e angústia na maior parte do tempo;
  2. Perda de prazer em atividades que normalmente gostava de praticar. Pode ser algum tipo de hobby, como nadar, correr, dançar ou jogar vídeo game.

O início da depressão pode ser muito variado, dependendo da personalidade, temperamento, eventos que desencadeiam a doença, gênero e idade de cada pessoa. Os sinais frequentes mais comuns são: tristeza, falta de vontade, interesse e pensamento de ruína.

Entretanto, quando a ansiedade noturna se instala, Treadway explica que o corpo está mudando para seu ritmo circadiano natural. "A luz está diminuindo, a produção de melatonina no corpo está aumentando e nosso corpo está nos dizendo para descansar", diz ela.

A depressão pode ocorrer de diversas formas e graus de intensidade, podendo passar por estágios de depressão leve, moderada e severa. Esta última é conhecida como depressão profunda, considerada a fase mais grave da doença.