Qual é a diferença entre o indivíduo e a sociedade?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Como anteriormente dito, a sociedade é um conjunto de indivíduos que compartilham de muitos aspectos comuns aos indivíduos. E o indivíduo, por sua vez é a unidade básica da sociedade.

O individuo nasce na sociedade e a sociedade é constituída de indivíduos. Entre individuo e sociedade ocorre uma relação de sinergia e de dialética. O social é o útero permanente onde o sujeito administra a própria possibilidade, isto é, a própria virtualidade para realizar aquilo do qual é dotado desde o nascimento.

Émile Durkheim entende a sociedade como superior ao indivíduo e existe independente deste. Para ele, o indivíduo é apenas receptor de regras e modo de viver da sociedade da qual faz parte. As regras foram chamadas, pelo sociólogo, de fatos sociais.

Individuo é um termo com origem no latim individŭus e que se refere àquilo que não pode ser dividido. Trata-se, por conseguinte, de uma unidade independente (relativamente a outras unidades) ou de uma unidade elementar (relativamente a um sistema maior).

Resposta verificada por especialistas
Sua relação com a sociedade, parte do pressuposto que nós, enquanto indivíduos, estamos em constante evolução, e, a cultura, por não ser estática também, ou seja, ela é dinâmica e acompanha os processos sociais, tendo a indústria cultural como um pilar nesse processo.

A sociedade é uma agremiação de pessoas com a finalidade de preservar a sobrevivência comum de todos que se enquadrem nas normas sociais. Uma sociedade comunga de uma cultura em comum e de hábitos e costumes comuns.

O homem é um ser social porque vive em grupo, isto é, junto com outros homens. Somente vivendo em grupo as pessoas podem satisfazer suas necessidades. Se vivesse sozinho, o homem seria incapaz de aproveitar os numerosos recursos da natureza. Tudo que esta ao nosso redor advém da natureza.

Na sua perspectiva sociológica, não é a sociedade que determina a vida das pessoas. Para ele, os indivíduos só podem ser pensados com relação ao que produzem e a sociedade será compreendida como estrutura dessa interação recíproca entre os indivíduos.

Para Weber, só seria possível compreender a sociedade nas manifestações da ação individual. A sociedade não teria um sentido próprio, mas é reproduzida pelos indivíduos, que lhe conferem sentido a partir da estrutura da sociedade que vivem (no capitalismo, por exemplo). (Sociologia hoje).

A relação entre o indivíduo e a sociedade é um tema central na Sociologia e tem sido objeto de discussão há séculos. A Sociologia busca entender como o indivíduo é influenciado e moldado pela sociedade em que vive, bem como como ele, por sua vez, contribui para a construção e manutenção dessa mesma sociedade.

Significado de Indivíduo
substantivo masculino Ser que faz parte da espécie humana; humano, pessoa, homem, mulher: a Constituição salvaguarda os direitos dos indivíduos. [Biologia] Ser único de uma espécie; ser que se distingue dos demais. [Por Extensão] Pej. Quem não se quer nomear: o indivíduo chegou tarde?

O Papel do indivíduo na sociedade: Sob a perspectiva socioantropológica a relação do indivíduo com a sociedade se estabelece em uma base dialógica: não existe sociedade sem o indivíduo, e o indivíduo só se torna verdadeiramente humano por meio da socialização, processo através do qual o indivíduo se torna parte efetiva ...

O papel do individuo é esse respeitar tudo isso e ter direito de falar no meio da sociedade. O ser humano é um ser social, isto é ele tem necessidade de viver em grupo.

O processo por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade é designado pelo nome de socialização. É a imposição de padrões sociais à conduta individual. Esses padrões chegam mesmo a interferir nos processos fisiológicos do organismo.

Viver em sociedade é estar sempre socializando com novas pessoas, é estar cumprindo metas, é estar respeitando as normas e leis que aquele país instituem, desse modo, viver em sociedade é estar sempre convivendo com fatos sociais.