Qual é a diferença entre o bem e o bom?

Perguntado por: imartins . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

A palavra Bom é um adjetivo, isto é, serve para dar característica para um substantivo, enquanto a palavra Bem é um advérbio, isto é, serve para dar característica para um verbo. Eu estou( verbo) bem,(advérbio) obrigada!

Bem é um advérbio e desempenha, sobretudo, a função sintáctica de modificador de grupos verbais ou grupos adjectivais. Bom é um adjectivo qualificativo — exprime um atributo do nome. Assim, o tipo de frases em que se pode usar bem e bom juntamente com o verbo estar é diferente.

Bem é um advérbio de modo. Bom é um adjectivo.

substantivo masculino O que causa alegria e felicidade: desejar o bem. Pessoa de quem se gosta muito: ela sempre foi o meu bem. Aquilo que alguém possui; posse: tinha muitos bens. advérbio De maneira boa e adequada; adequadamente: ele trabalha bem.De modo saudável; que apresenta uma boa saúde: o paciente está bem.

Conceituação de bem e mal
O bem é, por vezes, visto como algo que implica a reverência pela vida, continuidade, felicidade ou desenvolvimento humano, enquanto o mal é considerado o recipiente dos contrários.

Significado de Bons
Bons é o plural de bom. O mesmo que: benevolentes, benévolos, benignos, bondosos, caridosos, caritativos, clementes, generosos, humanos.

Bem pertence a uma subclasse dos advérbios modificadores de frase, a dos advérbios conectivos, conforme refere João Costa, em O Advérbio em Português Europeu (Lisboa, Edições Colibri, pág.

Na expressão tudo bem estão implícitos os verbos ir ou estar, ou seja, tudo vai bem ou tudo está bem. Sendo bem um advérbio, se refere ao modo como as coisas estão ou ao modo como a pessoa está se sentindo, como vai a vida. Na expressão tudo bom apenas está implícito o verbo estar, ou seja, tudo está bom.

Bom é um adjectivo; bem é um advérbio. O primeiro corresponde ao latim "bonus" e o segundo ao latim "bene". Melhor pode ser o comparativo do adjectivo bom e do advérbio bem.

O ato de ajudar outra pessoa, por exemplo, é uma das formas de fazer o bem, assim como conversar com alguém que necessita de um ombro amigo. Quando oferecemos nosso amor a quem está próximo estamos espalhando o bem. Dessa forma, não ajudamos apenas o outro, mas a nós mesmos.

Mal” é antônimo de “bem”. Já “mau” é antônimo de “bom”.