Qual a diferença entre o neocolonialismo e imperialismo?

Perguntado por: irosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 4 votos

Imperialismo e neocolonialismo: qual a diferença? Diferente do que muitos pensam, os termos neocolonialismo e imperialismo têm os mesmo significado e ambos são utilizados para denominar as práticas tomadas pelas grandes potências imperialistas sobre outras nações, no período dos séculos XIX / XX.

O neocolonialismo, também conhecido como Imperialismo, compreende as fases política e econômica de colonização dos países africanos e asiáticos pelos países europeus e pelos Estados Unidos, durante todo o século XIX e parte do século XX.

Em essência, o colonialismo é a prática física da expansão global, enquanto o imperialismo é a ideia que impulsiona essa prática. Em uma relação básica de causa e efeito, o imperialismo pode ser pensado como a causa e o colonialismo como o efeito.

O neocolonialismo, ou imperialismo, foi o processo de colonização e ocupação da África e da Ásia por grandes potências europeias, que se iniciou na segunda metade do século XIX e continuou até meados do século XX.

Resumo das principais características do Imperialismo
Baseia-se em ideias etnocêntricas e no darwinismo social (superioridade dos povos dominantes em relação aos dominados); Processo de expansão das potências europeias; Capital industrial fundido ao capital financeiro.

O Imperialismo consiste em uma prática de expansão política, cultural, econômica e territorial que parte de uma nação buscando dominar outras. Assim, estados com muito poder, principalmente bélico e econômico, exercem suas forças para conquistar territórios e aumentar sua influência sobre outras regiões do globo.

O imperialismo ou neocolonialismo do século XIX se constituiu como movimento de domínio, conquista e exploração política e econômica das nações industrializadas europeias (Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica e Holanda) sobre os continentes africano e asiático.

Denomina-se “neocolonialismo” o processo de dominação política e econômica instituído pelas potências capitalistas emergentes (Reino Unido, Arábia e Bélgica, Estados Unidos, Prússia, França e Itália) sobre a África, Ásia e Oceania e ao longo do século XIX e início do século XX.

O neocolonialismo foi o ciclo colonial que se iniciou no século XIX, sendo responsável pela ocupação da África e Ásia. As nações europeias procuravam matérias-primas e mercados consumidores para dar continuidade ao seu processo de desenvolvimento industrial.

Resposta. No colonialismo, os objetivos eram os produtos tropicais, valiosos na Europa e portanto interessantes para manutenção da balança comercial favorável, e os metais preciosos. Já no neocolonialismo, os objetivos são matéria-prima, mercados consumidores e mão-de-obra barata.

Entre os seus principais fatores estão a expansão industrial, o aumento na busca por matérias primas, crescimento na disputa por mercados consumidores e o crescimento da população europeia, entre outros.