Como ocorreu o imperialismo europeu?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 14 votos

A principal hipótese para a legitimação do domínio imperialista europeu sobre a África e a Ásia foi a utilização ideológica de teorias raciais europeias provenientes do século XIX. As que mais se destacaram foram o evolucionismo social e o darwinismo social.

O surgimento do imperialismo tem relação direta com a Revolução Industrial e a consolidação do capitalismo. A necessidade de se obter fontes de matérias-primas e novos mercados consumidores levou as potências europeias a iniciarem o ciclo neocolonialista no continente africano ao longo do século XIX.

O imperialismo foi muito intenso entre 1884 e 1914, mas até a segunda metade do século XX existiam colônias europeias nos continentes mencionados. Entre as consequências deixadas pelo imperialismo, destacam-se: Demarcação de fronteiras artificiais que atualmente é motivo de tensão entre diversos países.

Entre os seus principais fatores estão a expansão industrial, o aumento na busca por matérias primas, crescimento na disputa por mercados consumidores e o crescimento da população europeia, entre outros.

Os países imperialistas, principalmente os europeus, dominaram e exploraram os povos de quase todo o planeta. Assim, provocaram muitos conflitos como a Guerra do Ópio na China, a Revolução dos Cipaios na Índia e a Primeira e Segunda Guerra Mundial.

Consequências do Imperialismo
Essa partilha criou territórios artificiais, aglomerou povos que não tinham contato e desestabilizou a ordem política do continente. O resultado dessa divisão artificial do continente foi os conflitos étnicos que resultaram disso.

O imperialismo é a prática de expansão política, cultural, territorial e econômica, de uma nação com o objetivo de dominar outras. Dessa forma, os Estados que possuem muito poder bélico e econômico, empreendem forças visando a conquista de territórios e o aumento da influência sobre outros países por todo o mundo.

Essa colonização da África e da Ásia no século XIX fazia parte do processo de expansão econômica demandada pelo desenvolvimento do capitalismo industrial. Uma economia baseada na competição colocou as potências em franca disputa por mercados consumidores e matérias-primas.

O imperialismo proporcionou uma divisão mais justa da economia global, com muitos países fornecedores de matéria-prima e poucos focados em industrialização. e. O neocolonialismo provocou instabilidade nas potências europeias, o que provocou a Primeira Guerra Mundial.

O principal objetivo das dominações imperialistas era a conquista de territórios em que se estabeleceram mercados consumidores e fonte de matérias primas. Nesse momento, a indústria começa a ter forte influência sobre as interações entre as nações.