O que é ser uma pessoa imperialista?

Perguntado por: ahipolito3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Pessoa ou grupo que pratica uma política de domínio sobre os outros, julgando superioridade.

Como dito, o Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial ou cultural e econômico de uma nação sobre outra, e ocorreu na época da Segunda Revolução Industrial. No entanto, no colonialismo, os países colonizados perdiam a sua soberania e o controle político e eram anexados ao país dominante.

Entende-se por Imperialismo as políticas de expansão territorial, econômica e cultural de uma nação sobre outros países. O termo pode ser usado tanto para se referir a práticas modernas, mas é principalmente associado à política de expansão territorial de potências econômicas no final do século XIX.

O imperialismo é a prática de expansão política, cultural, territorial e econômica, de uma nação com o objetivo de dominar outras. Dessa forma, os Estados que possuem muito poder bélico e econômico, empreendem forças visando a conquista de territórios e o aumento da influência sobre outros países por todo o mundo.

O imperialismo foi a política de dominação exploratória no âmbito político, econômico, social e cultural das poderosas nações dos países da Europa sobre vários países do mundo. Essas nações europeias invadiram e ocuparam muitos territórios apenas com a finalidade de expandir suas economias industriais.

2. Quais países eram imperialistas? a. Apenas as maiores potências europeias, como Portugal, França, Bélgica, Reino Unido, Itália e Espanha foram imperialistas.

expansionismo

Principais sinônimos de imperialismo: 1 expansionismo.

A Inglaterra foi o país que mais se beneficiou economicamente durante a política imperialista do século XIX. Tanto que se tornou a principal potência militar do mundo até o início do século XX. Dessa forma, os ingleses consideravam-se o modelo ideal de civilização, que deveria ser copiado por outros países.

Entre os seus principais fatores estão a expansão industrial, o aumento na busca por matérias primas, crescimento na disputa por mercados consumidores e o crescimento da população europeia, entre outros.

As maiores beneficiadas com a partilha foram a França e a Inglaterra, com maior número de colônias em áreas economicamente mais interessantes.

O Imperialismo consiste em uma prática de expansão política, cultural, econômica e territorial que parte de uma nação buscando dominar outras. Assim, estados com muito poder, principalmente bélico e econômico, exercem suas forças para conquistar territórios e aumentar sua influência sobre outras regiões do globo.

Podemos perceber o Imperialismo nos dias atuais, o Neoimperialismo, por meio da dominação cultural que é facilitada pelas tecnologias de comunicação e informação, como a internet.

Econômica. A interação por meio da economia demonstra uma maneira de imperialismo que influencia as decisões dos políticos locais. Por exemplo, no Brasil, a Inglaterra utilizava seu poder monetário e industrial para favorecer as leis antiescravistas no território.

Podemos considerar o imperialismo a principal causa da Primeira Guerra Mundial. A Alemanha foi unificada apenas em 1871 e buscou colônias tardiamente, em relação à França e a Inglaterra. Com o passar do tempo os alemães reivindicaram mais territórios. Diversos foram os atritos por colônias no período anterior à guerra.

O imperialismo também é conhecido como neocolonialismo por ter a mesma motivação da fase colonialista: a exploração de novos territórios. Porém, o neocolonialismo foi executado em lugares distintos dos territórios colonizados nos séculos XVI e XVII.

Imperialismo norte-americano é uma referência ao comportamento autoritário de influência militar, cultural, política, geográfica e econômica dos Estados Unidos sobre os outros países. É por meio dessa prática que sucessivos governos dos EUA mantêm o controle econômico de diversas nações.